O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24

Diário das Sçstões do Senado

O ser orgânico, animal, mineral e vegetal teia uma composição química definida,

Não se regulam apenas pelas rigidez das leis da química mineral, hí. evidentemente unia composição que posso classificar dá invariável.

Se eu lançar à terra elementos na intenção ds provocar o maior poder vege-tativo d&3 espécies, não obtenho nada de positivo se na terra onde eu lanço Csses adubos não houver na proporção conveniente uns outros elementos necessários para a formação orgânica dessas espécies.

Há na química leis que regulam isso no campo propriamente da química mineral, mas é de atender também ao que nos dizem a biologia e a fisiologia vegetais.

De maneira que passemos adiante.

(jComo é que S. Ex.a há-deter possibilidade de aproveitar ps adubos de origem mineral 99 Ibe falhar por completo, como falha em muitos, tratos do Alentejo, a cota parte da produção orgânica necessária para a conservação das espécies?

E entEo tem de aceitar a extentâSea cão sob o ponto de vista florestal somo elemento indispensável para ocorrer a essa deficiência, pelo aproveitamento das chamadas camadas mortas dar» florestas, que é o único repositório da vege:;n,ção florestal que pode beneficiar aqueles terrenos.

Deixemo-Eos de divagações sobre este assunto visío que S. Ex.a SC.DO muito majs. do que eu, mas seguindo o critério de S. Ex.a não poderia -deixar de me referir ao aspecto que mencionou quando se referiu aã latifúndio pobre do Alentejo, visto que ká também o rico terreno pri-mitivo proveniente da desagregação do granito, com óptimas qualidades de fecundidade.

Criticou S. Ex.a a existência de quatro direcções gerais, a do ensino, a dos sorvi-ços florestais, a dos serviços pecuário:-, a do crédito agrícola. <_ que='que' de='de' foi='foi' perdulário='perdulário' senador='senador' aspecto='aspecto' e='e' esto='esto' apontou='apontou' sr.='sr.' o='o' p='p' remédio='remédio' direcções='direcções' para='para' qual='qual'>

A transformação de duas direcções gerais em duas administrações gerais.

Transformar a direcção geral dos serviços, florestais, e aqtjícolas numa administração geral e também a direcção geral do crédito agrícola em administração geral.

Mão conseguiria o que tinha em vista, e que era o que eu dizia no meu relatório.

As administrações gerais com a autonomia exagerada que temos dado, só tem servido para comprometer os serviços e o regime, e eu falo DO Senado como um republicano.

.Entendo que os cidadãos dum País que seja regido por instituições, quer sejam monárquicas, quer republicanas, nada poderão esperar do regime que têm, se a monarquia não for servida por um forte poder realista, se a República não for servida por um forte poder republicano.

Apoiados. i

E S. Ex.a viu que ao implantar-se o regime republicano em Portugal, em lugar de se fortalecer o Poder, era disperso, por trinta mil serviços, entregando-se até certas funções a pessoas que pudessem inspirar confiança, porque não erana republicanos.

A dar-se esta liberdade de acção, de-VC-HB exigir toda a responsabilidade.

Quanto a min\ S. Ex.a está num campo péssimo.

Assim não devem passar despercebidos os altíssimos sery.ços prestados pelos fun^ cionários que exercem a sua acção na direcção geral dos serviços florestais.

A instituição do crédito agrícola tem boje deminuída a sua acção por não ter* mós tido a coragem de dar ao seu fundo de maneio aquela }ua;atia, que era necessário dar lhe para precaver a lavoura contra as dificuldades da desvalorização da moeda. Devíamos até —devo dize-lo—-ter feito uma circulação fiduciária especial para reforçar esse fundo, pois estou convencido de que a inflação só 'é prejudicial quando empregado na insolvência do Estado.

Mas, quando se dirija a obras de de^ senvolvi:nento económico como esta, não pode agravar os câmbios nem a situação financeira, antes pelo contrário ajuda a renolvê-la.

De mais, tam simpáticos e meritórios são estos serviços que são das mais belas conquistas do regime republicano; é ai-' guma cousa que em princípio nos podemos afanar.