O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diário das Sessões do Senado

Aceite, pois, V. Ex.a estas humílimas palavras muito abaixo daquelas que eu queria proferir. Creio poder dizer a V. Ex.a que neste lado, como ein todos os lados da Câmara, encontra amigos muito sinceros que o estimam e que têm pelo seu nome grandíssima veneração.

O orador não reviu.

O Sr. Augusto de Vasconcelos : — Cabendo-me a palavra nesta altura, eu devo dizer que Y. Ex.a, Sr. Presidente, tem sabido sempre ocupar com brilho e dis* tinção o seu lugar, sempre estranho a paixões políticas, com uma grande independência, uma grande altivez, uma grande imparcialidade.

Todo o Senado lhe presta inteira justiça e eu, que tenho a honra de ser um velho amigo de V. Ex.a, presto-lha com uma grande satisfação do meu coração e da minha alma.

Estou certo de que todos os meus amigos políticos me acompanham nos mesmos sentimentos e que a homenagem que o Senado presta a V. Ex.a e que lhe é devida, é a que lhe prestam no País todos aqueles que vêem em V. Ex.a uma das mais altas figuras da República.

O Sr. D. Tomás de Vilhena: — Sr. Presidente: também com muito prazer me associo à homenagem que a Câmara presta a Y. Ex.a

Indiscutivelmente, V. Ex.a durante o. tempo da sua presidência afirmou sempre altas qualidades de justiça e de imparcialidade, não querendo saoer de amigos nem de adversários políticos e sempre atendendo ao que é justo.

Nós registamos o facto com grande prazer, porque para nós é uma satisfação incontestável podermos, com verdade e com justiça, fazer o elogio dos nossos adversários, pois, sendo adversários do regime, isso não quere. dizer que não reconheçamos as virtudes que os seus homens manifestarem, nem prestemos, com grande satisfação, homenagem a essas altas qualidades.

O orador não reviu.

O Sr. Procópio de Freitas:— Sr. Presi-1 dente: a forma como Y; Ex.a desempenha o alto cargo de Presidente do Senado

merece, sem dúvida, o elogio de todos que acima de tudo põem os princípios de justiça.

"Y. Ex.a no alto cargo que exerce não se preocupa com os seus correligionário» nem com os seus adversários; preocupa--se unicamente com as altas funções do seu cargo, mostrando que é um republicano quê ocupa esse logar. E V. Ex.a, como republicano qrae é, e republicano antigo, tem sempre dado provas do que se mantém dentro dos princípios republicanos, dos quais ninguém deve sair, quando se quere purificar e dignificar a Ke-pública.

O Sr. Aragão e Brito:—Sr. Presidente-, muito m3 apraz — e gostosamente o faço — significar a Y. Ex.a o meu reconhecimento e a minha admiração pela forma imparcial'e independente como V. Ex.a tem presidido aos trabalhos desta Câmara.

É Y. Ex.a uma 'alta figura da Eepú-blica que a tem sabido dignificar, e essa, dignificação provém, sem dúvida, da forma como Y. Ex.a tem presidido aos trabalhos do Senado, forma' por todos nós-reconhecida e que revela o carácter que Y. Ex.a possui, carácter íntegro de um verdadeiro homem'de bem.

Apoiados.

O orador não reviu.

O Sr. Dias de Andrade: — Sr. Presidente :" também a mim me é extremamente-grato apresentar a Y. Ex.a as homenagens da minha maior consideração e do meu maior respeito pela imparcialidade e-jastiç-a com que V. Ex.a tem desempenhado as altas funções desse elevado cargo.

Aceite, pois, Y. Ex.a as minhas homenagens, que são muito sinceras, com os-meus respeitosos cumprimentos.

O orador não reviu.

O Sr. Lima Alves: — Sr. Presidente: o> Sr. Catanho de Meneses enviou do seu lugar os seus justos cumprimentos ao Sr. Herculano Galhardo. E fê-lo com muita justiça.

Eu quero também associar-me aos cumprimentos que S. Ex.a lhe dirigiu.