O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

l

Sessão de 28 de Novembro de 1924

11

Da mesma forma, o Sr. Catanho de Meneses como que apresentou as suas despedidas a V. Ex.a, Sr. Presidente, por ser hoje a última sessão do Senado, nesta sessão legislativa.

Confesso que me não lembraria de o fazer. E não me lembraria, porque sei "que hoje ó o último dia desta sessão legislativa, mas que amanhã , será o.primeiro em que V. Ex.a, com a mesma justiça, reocupará esse alto lugar.

V. Ex.a é aqui sempre considerado por todos.

Apoiados.

Todas as palavras que têm sido dirigi-.das a V. Ex.a são da maior justiça.

Apoiados.

Assim, eu apenas direi a V. Ex.a, Sr. Presidente: — adeus ato amanhã.

Apoiados. .

O orador não reviu.

O Sr. Herculano Galhardo: — Sr. Presidente : não tencionava usar da palavra nesta ocasião porque o Sr. Catanho de Meneses, interpretando melhor do que qualquer de nós o sentir dos Senadores do Partido Republicano Português, dirigiu a V. Ex.a os seus cumprimentos pela maneira imparcial e correcta com que V. Ex.a tem sabido honrar esse elevado cargo.

Apoiados.

Faço minhas essas palavras e inteiramente me associo às manifestações que de todos os lados da Câmara.foram feitas a V. Ex.a

Sabe V. Ex.a, Sr. Presidente, há quantos anos eu tenho pela sua pessoa uma grande simpatia e admiração, não só como amigo, mas também como correligionário.-

Por isso, ouvi com muito prazer as palavras proferidas pelo Sr. Catanho de Meneses e também as que lhe foram dirigidas por todos os lados da Câmara.

Não quero, no eíntanto, deixar perder a ocasião para agradecer as palavras

amáveis que se proferiram a meu respeito.

O Sr. Augusto de Vasconcelos: — E a que este lado da Câmara se associa com muito prazer.

O Orador: —... e agradecer também a fó que depositaram nas minhas palavras.

A essa atitude, tenho hoje necessariamente de corresponder, corno.em qualquer tempo, com absoluta lealdade.

Renovo, pois, os meus agradecimentos ao Senado pela manifestação do simpatia que recebi de todqs os seus membros, simpatia a que eu desejarei corresponder com uma conduta, tanto quanto possível, impecável.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:—Agradeço ao Senado as palavras extremamente amáveis que me acabou de-dirigir.

Neste alto cargo, apenas tenho cumprido o meu dever, como costumo fazer em todos os actos da minha vida.

A missão de Presidente do Senado é extremamente fácil, porque ele dignifica a República e a Pátria.

Quando se trata de servir.a Pátria, não há partidos, todos se unem nesta Câmara.

Aqui trabalha-se intensivamente e a prova ó que só passaram para a próxima sessão legislativa aqueles projectos de lei sobre os quais as secções ainda se não tinham, pronunciado, e 'pelo que diz respeito à 2.a Secção bem poucos foram esses projectos e de pequena importância.

Agradeço, por isso, as boas palavras com que todos os lados da Câmara me honraram, e que considero simplesmente como o reflexo' da amizade de V. Ex.as que me orgulho de ter conquistado.

Está encerrada a sessão.

Eram 17 horas e 55 minutos.