O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 28 de Novembro de 1924

9

que iguais preocupações tem a maioria dela.

Sr. Presidente: chamo a atenção de V. Ex.a e da Câmara para o seguinte: — é que se mantém a disposição do artigo 7.° da lei n.° 1:663.

Foi esta disposição de lei que eu combati na l.a Secção e que a Secção rejeitou, aprovando-a depois a Câmara em sessão plena. .

A referida autorização devia vigorar só ato o fim do ano económico. Mas foi prorrogada. Nisso é que está o perigo.

Chamo para o caso a atenção do Senado, porque estamos a tempo do revogar a disposição que permito que o Governo, estando o Parlamento fechado, uso de autorizações.

Estando o Parlamento aberto, não há receios, porque a todo o tempo se podem pedir contas ao Executivo. Estando po-róm o Parlamento fechado é muito perigoso.

O orador, não'reviu.

O Sr. Presidente:—A comissão de as=-•sistôucia aos mutilados da Grande Guerra e inválidos convida o Senado a assistir a uma conferência que o nosso colega Sr. José Pontes realiza no Ateneu Comercial no dia 30 do corrente, pelas 16 horas. ' A Comissão Central do 1.° do Dezembro convida também os Sr s. Senadores a compareceram nas festas comemorativas de 1640.

O Sr. Catanho de Meneses: — Acaba de falar o Sr. Herculãno Galhardo, uma das pessoas que tanto merecem desta casa do Parlamento, pela sua inteligêrucia, pela sua dedicação e poLa sua isenção.

Devo declarar que se não conhecesse .S. Ex.a, como profundamente o conheço, Á nota qiíe o Sr." Herculãno Galhardo acaba do dar seria suficiente para me impor o seu* carácter.

S. Ex.a é daqueles que, reconhecendo que se equivocou a respeito de qualquer assunto, não duvida dizê-lò, francamente, claramente, e com toda a' sinceridade própria do seu carácter altivo, digno e independente. -- . .

Podem chamar-lhe hir.to, mas essa qualidade 6: aquela que forma um homem público. _..-.-

Por consequência, permita-mo V. Ex.a,

Sr. Herculãno Galhardo, que eu, estando convencido que traduzo o sentir o o pensar deste lado da Câmara (apoiados), lhe dirija as minhas saúdaçOes, os meus cumprimentos e as minhas mais profundas homenagens.

E, visto que estou no uso da palavra, vou tocar num outro assunto, que para toda a Câmara é de capital ponderação, pois se trata nada mais nada mono's do, no- fim dos nossos trabalhos, prestar homenagem sincera, profunda o dedicada, ao, nosso honrado, ao nosso querido presidente.

Apoiados.

Sinto quo a minha palavra, nesta ocasião, não seja impregnada daquele sentimento que estivesse à altura do grande carácter do Sr. Corroía Barreto.

Em nome deste lado da Câmara significo a V. Ex.a a nossa admiração, o nosso respeito, ò nosso profundo reconhecimento, pela maneira brilhante, altiva, digna o sensata,. como V. Ex.a dirigiu os trabalhos desta sessão legislativa que termina hoje.

Apoiados.

Vi muitas vozes que S. Ex.a, neste alto lugar que ocupa, tinha os olhos cerrados para não ver esquerdas nem ver direitas (apoiados] e se entendia por vezos quo os nossos adversários nesta Câmara, inimigos por mais encarniçados que fossem, tinham razão, V. Ex.a dava-lha sempre.,

Estas qualidades supremas que nós reconhecemos há muito tempo em V. Ex.% ainda nesta sessão mais se afirmaram, porventura.