O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário aos &6*tôêê ao Senado

A hora está adiantada, o Sr, Ministra da Agricultara quererá ainda dizer alguma cousa e por poucos minutos tomarei a atenção de S. Ex.a e da Câmara.

Não ficaria bem com a minha consciên-,cia e com o meu coração, se não fizesse daqui ao Sr. Ministro os meus cumprimentos, não lhos tendo feito há pouco pessoalmente quando outros colegas o foram cumprimentar por não ter tido ainda a honra de lhe falar e não o conhecer antes de o ver aqui.

Vê V. Ex.a por esta entrada em matéria que só palavras de elogio e de louvor terei para dizer a S. Ex.a

Ouvi com demorada atenção e forçada pelas minhas más qualidades cê audição desci imediatamente para junto de S. Ex.a quando começou a falar por não o poder ouvir distintamente do meu lugar e sustentei essa atenção durante todo o tempo da sua orilhante prelecção, por S. Ex.a, modestamente justificada da «pregação», no meu entender, uma brilhantíssima conferência como já teve ocasião de jusdfi-cadainente, dizer um dos meus colegas deste lado ca Câmara.

At S. Ex.a uma pessoa cultíssima, já sabíamos; um alto valor intelectual, também sabíamos; um homem, também sabíamos ; S. Ex.a mostrou agora claramente ser um homem de grande independência de espírito, de notável boa fé, do enorme sinceridade.

Muitos apoiados.

Não é, favor algum dizê-lo daqui a S. Ex.a É o respeito pela verdade a ordenar a este lado da Câmara, a extrema direita, que faça justiça às qualidades e intenções do homem só culpado de ter tida a imprudência de se deixar meter num Governo de acentuada tintura bol-chevista, e lhe diga sentir grande pena de o ver num Gabinete, ao que parece, se os indicadores são certos, tam perta da morte.

Seria de desejar para nós todos, para o país, se no país houvesse juízo e bom senso, obter do Sr. Ministro, depois de o ouvir brilhantemente revelar conhecimento profundo do assunto, manifestar alta inteligência e larga preparação, afirmar sentidamente boa vontade e evidenciar boa fé, e de ter levado o seu sacrifício a encaixar-se neste Gabinete, pedindo-lhe, exigindo-lhe até, em nome do progresso

e destinos da Pátria, a sua conservação nos Gabinetes futuros, a suceder a -este, em nada melhor para o progresso do país que os dois, três, quatro ou cinco que o precederam.

Apoiados repetidos de toda a Câmara.

Sem intuitos políticos, mas com toda a sinceridade, sempre assim procuro falar, e por o coração mo pedir e mo pedir o espírito, apesar de saber ser suspeita para alguns dos meus colegas essa sinceridade, não quis deixar de afirmar deste lugar estas verdades como as sinto, felicitando o Sr. Ezequiel de Campos pela sia oração e pelos seus intuitos, com toda a franqueza, com toda a lealdade, com o coração nas inãos.

Vozes: — Muito bem, muito béni.

O Sr. Ministro da Agricultura (Ezequiel de Campos):—Sr., Presidente: a hora vai tem adiantada que eu me sinto embaraçado para responder a todos os oradores.

Ao Sr. Senador monárquico, D. Tomás de Vilhena, tenho a dizer que de facto não lhe podia dar uma resposta precisa com relação à carestia da vida, porque isso depende dum conjunto de medidas que se devem tomar, umas de carácter económico, outras de valor moral, como a restrição de importações dispensáveis e a moderação nas despesas inúteis do clube, da luxo, da taberna, do café.

Não diz bem que um povo que lança .todos os anos ao ostracismo o melhor da população, faça estendal do seu vício e da sua insensatez.

Saibam V. Ex.as que isto partiu dum homem qae dá o exemplo, que não frequenta os cafés nem a batota. Vinha chamando a atenção dos que governam para este ponta.

Não há motivos de visita do estrangeiro ou de turismo, ou qualquer outro, que justifiquem a loucura que temos tido no jogo. •

A correcção moral precisava de ser completada com a economia nas despesas públicas: gastar apenas o absolutamente indispensável.

Apoiados.