O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do

dcfs, tão distintos como queridos dos seus correligionários.'

Apoiados.

1 Antes, porém, de me referir, especializando, a algríns dos membros do Go-'Vêrno, eu quero chamar a atenção do "•Br. Presidente 'do 'Ministério para um facto • sucedido coní 'os Ministérios" anteriores. -.-•-.-..

O Sr. Vitorino Guimarães é "um parlamentar já muito' conhecido de todos nós. É um estadista que tem dado as suas provas de estudo, de inteligência o de trabalho, e'por isso é de esperar queS.Ex.a pondere bem que nos dois Governos anteriores íalfou aquela unidade db acção que S. Ex.n tem que imprimir ao Governo a que preside, principalmente >o capítulo da compressão das despesas públicas. -' •

Alguns d'as'Srs. Ministros1 dos Governos anteriores desviaram-sè dos compromissos tomado^ para'com o'Parlamento e para com a Acção Republicana.

Oraié preciso que S. Ex.a, esteja vigilante, obstando à repetição de desmandos semelhantes.

Apoiados.

Em'vista das' considerações expostas, em nome dó Grupo da Acção Republicana, cumpre-me^-declaràr que -este grupo colaborará com o- Governo emquanto ele se mantiver dentro dos compromissos que tornou' para com o País e connosco.

Dito isto, vou referir-me ao elenco governamental que ora se apresenta nesta Câmara, pedindo licença para destacar, por circunstâncias especiais, alguns dos Srs. Ministros.

Em primeiro lugar, dirijo-rne ao meu velho amigo Sr. Pedro Martins. Lembro-•one ainda com saudade—e por isso tenho uma grande satisfação em ver S. Ex.a naquela cadeira— lembro me ainda, digo, do tempo em que nesta sala nós ambos, guiados pela direcção patriótica daquele grande cidadão que se chama António José de Almeida, combatíamos lado a lado, sempre pelo brilho das instituições republicanas e pelo prestígio da Pátria.

Nesta sala foram ouvidos os brilhantes discursos de S. Ex.a, porque na verdade o'Sr. Pedro Martins é um talento de primeira grandeza e uma mentalidade superiormente culta.

'Apoiados.

Não posso esquecer a sua boa camará-dagem e a'boa amizade que sempre mantivemos em todas as vicissitudes da vida.

Cumpria-me,'portanto, destacar S. Ex.a dos outros'membros1 do'GòvOrho, em primeiro plano. '• ' ' - :

Como nosso Ministro junto do Vaticano, mostrou o Sr. Pedro Martins quanto podia o seu tato diplomático, c pôr isso eu entendo que á pasta dos Negócios Estrangeiros não podia estar entregue a melhores mãos.

Apoiados. •

Cabe a vez agora ao Sr. Ministro da Marinha, que foi meu colega no Gabinete Álvaro de Castro.

" Recordo-me ainda com desvanecimento da sua leal convivência, das qualidades de inteligência e de estudo do Sr. Pereira da Silva e foljgo que a marinha por-tLguesa esteja novamente entuogue aos cuidados de S. Ex.a, porque nele incidem as qualidades precisas a um militar que compreende o que é a disciplina e sube qual deve'ser a; acção de um Ministro da Marinha.

Nestas condições, não há dúvida de que, emquanto S. Ex.a estiver na pasta da Marinha, aquela corporação há-de de-eempenhar-se com brilho da altíssima função que lhe é atribuída na sociedade portuguesa.

Apoiados.

Tem a Acção Repttblicana dois Ministros no Governo: o Sr. Ministro da Instrução, meu querido amigo e colega Sr. Xavier da Silva, qae, diga-se a verdade, tam bem tinha desempenhado o seu papel no Ministério do Trabalho que eu não poderia pensar, nem de longe, que S. Ex.* iria parar ao Ministério da Instrução. Não ó porque S. Ex.a não tenha a intelectualidade suficiente para compreender os problemas da instrução, mas porque S. Ex.a — é preciso confessá-lo — não tinha a preparação pedagógica necessária para aquela pasta.

Todavia, eu creio, S. Ex.a, pelas suas qualidades de talento e de saber, há-de suprir essa falta de preparação e fará nesta pasta um lugar tam brilhante como o fez na do Trabalho,

É pela primeira vez Ministro um meu ilustre amigo, o Sr. Sampaio Maia.