O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6

Diário das Sessões do Senado

mesmo tempo, como o meu partido tem por princípio nunca regatear louvores a quem os merece, proponho também um voto de felicitação ao Sr. Ministro da Marinha pelo feliz resultado dessa viagem. O orador não reviu.

O Sr. Carlos Costa:—Em nome deste lado da Câmara e como colega associo-me aos votos de louvor propostos pelo Sr. Afonso de Lemos.

O Sr. Lima Duque: — Pedi a palavra para me associar aos votos propostos pelo Sr. Afonso de Lemos, não só aos oficiais e soldados da nossa marinha, mas também à acção do Sr. Ministro da Marinha, que conheço muito bem porque fui seu colega no Ministério Álvaro de Castro e pude apreciar as suas qualidades de militar e de patriota.

O Sr. Querubim Guimarães:—Em nome deste lado da Câmara, associo-me às propostas do Sr. Afonso de Lemos relativas à nossa nobilíssima marinha de guerra e ao Sr. Ministro da Marinha que, sem dúvida, tem mostrado desejos de ser um verdadeiro Ministro da Marinha que marca o seu lugar com uma grande inteligência e boa vontade.

O Sr. Procópio de Freitas: — Com o maior prazer me associo ao voto de saudação proposto pelo Sr. Afonso de Lemos, aos oficiais e marinheiros que fizeram parte da divisão naval que chegou ontem ao Tejo, e ao voto referente ao Sr. Ministro da Marinha.

Na verdade, aquela viagem foi um verdadeiro tour de force.

E preciso conhecer bem o que são aqueles pequenos navios, aquelas pequenas canhoneiras que faziam parte da divisão naval para se avaliar quanto esforço íoi necessário despender.

Mais uma vez os nossos marinheiros e os nossos oficiais honraram o nome de Portugal e mantiveram as suas tradições.

A propósito lembro à Câmara que será bom que todos nós, que legislamos, pensemos na necessidade que o País tem de ter a marinha em condições de manter sempre as suas tradições, para o que necessário é fazer todo o possível para que seja dotada de todo o material preciso

para poder desempenhar cabalmente a sua missão.

O Sr. Yicente Ramos:—Associo-me gostosamente aos votos propostos pelo Sr. Afonso de Lemos.

O Sr. PedroTerraz Chaves: — Em meu nome individual, associo-me às propostas do Sr. Afonso de Lemos.

Não me surpreende o feito da nossa marinha de guerra, cujas páginas, da respectiva história são todas brilhantes.

A ela e ao seu digno chefe supremo, Sr. Ministro da Marinha, as minhas saudações.

O Sr. Costa Júnior:-—Em aditamento às propostas do Sr. Afonso de Lemos, proponho que a saudação à nossa marinha seja transmitida ao comandante-chefe da divisão naval para que ele, por sua vez, o transmita .aos comandantes dos navios.

O Sr. Dias de Andrade: — Em nome da maioria católica, associo-me com o maior entusiasmo à saudação proposta à nossa marinha e ao Sr. Ministro da Marinha.

O Sr. Presidente:—Considero votadas por unanimidade as propostas do Sr. Afonso de Lemos com o aditamento do Sr. Costa Júnior.

Apoiados.

O Sr. Lima Duque: — Sr. Presidente: pedi a. palavra para quando estivesse presente um membro do Governo.

Já cá esteve o Sr. Ministro do Comércio. Foi-se embora. Já cá esteve ò Sr. Ministro da Guerra. Foi-se embora. Parece uma fita cinematográfica, chegam, sentam-se, levantam-se e vão-se embora.

Visto que não está nenhum dos Sr s. Ministros e eu não sei quando virão, e o assunto pode ser transmitido por V. Ex.a ao Sr. Ministro das Finanças, vou dizer qual o motivo por que tinha pedido a palavra, estando presente um dos membros do Governo. s ^