O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 24 de Junho de 1925

21

mércio, Sr. Pires Monteiro, e tenho a certeza de que na repartição que substituiu a comissão de melhoramentos- sanitários se encontra o original donde foi copiado.

"- Recordando a afirmação da Companhia «a baixa súbita do caudal» e verificado o aumento do consumo e o da existência nos depósitos, temos de concluir: ou a Companhia faltou à verdade, ou, quanto menos água o Alviela tiver, maior será o consumo e a existência.

Creio, Sr. Presidente, que com estes documentos é que devemos fazer obra.

j As afirmações,da Companhia das Aguas, feitas no ar, não servem!

Apoiados. . .

S. Ex.a o Sr. Ministro do Comércio tem.forma de obter números com os quais poderá mandar fazer um gráfico, idêntico ao que eu apresentei, sobre a quantidade de água que passa no canal.

Na estação da Companhia, no sítio denominado Olhos do Agua, deve existir um livro igual ao que noutras épocas havia e onde se registava diariamente a quantidade água que entrava no canal, livro com as seguintes indicações:

0. ^- 3L..

Medição de água da nas
cente em de de 19

*

ã
5
Diferenças
Clarabóia n.° 1
'Crista do aç.urto
Observações

Nascente
Tanque de depuração



- '
"

.



i

Para a demonstração do que eu venho referindo, basta ver a quantidade de águ.a existente na clarabóia n.° l e na crista do açude, -v

Diz ainda a Companhia, na tal declaração de 10 de Outubro de 1924, que nem só o AÍviela havia descido rapidamente, nias também se não tinham tomado, por parte do Governo, , providências restritivas. Tinham, sim senhor; havia uma di-. fadara de água, e o costumado fim da escassez, e contudo eu sei que em 30 de Agosto ainda passava por cima do açude um centímetro e" meio de água, e V. Ex.as. vêem aqui por esta .planta'que quando a água passa por cima do açude, os tubos

por onde ela entra no canal não estão a descoberto (e, .ai de nós se assim não fosse); estão muito longe disso.

Sr. Presidente: ocorre preguntar se a Companhia tem feito qualquer cousa tendente a obter a quantidade de água necessária ao abastecimento da cidade.