O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

48

Diário dag Sessões do Senado

altivez do castelhano e assim desafrontar a honra do País.

Mais tarde os castelhanos conseguiram durante sessenta anos dominar ao nosso País, o nós erguemo-nos num gesto soberano a escorraçar o inimigo que nos tinha magoado na nossa dignidade.

Em todos os tempos da história oêste Pais, que é um País aparentemente sem vida, se ergue altivamente e enfrenta todos aqueles que pesam sobro a consciência nacional desprezando os sentimentos nacionais.

Isto tem de terminar e há-de terminar.

Sr. Presidente: quando justamente o vierem acordar e quando elo acordar, não se salvará muita gente e o nosso País não é tam grande, não é tam cheio de homens de valor e do energia, de poder de actividade, que se possa assim abandonar tudo, todos, ao capricho dum futuro incerto, quando todos devem ponderar e ver que para merecer o bom nome o a consideração dum pais é preciso acima de tudo ser. consciente e consciencioso, ser sereno e sobretudo patriota.

Esta declaração ministerial não nos diz nada, absolutamente nada, que nós não saibamos que está no espírito de toda a gente.

E&tá.

O que nós não podemos acreditar é que esta declaração ministerial possa de qualquer maneira realizar-se.

Eu desejaria saber, e a isto é que S. Ex.a o Sr. Presidente do Ministério me irá responder, se porventura chegou agora •a vez de serem punidos e castigados severamente fodos aqueles que conspurcaram a honra nacional, roubando escandalosamente, atacando os cofres do Estado Q deixando-os na miséria, enlameando-nos a todos. Eu pregunto, eu que estou, aqui há quatro anos assistindo a várias sessões se será o Governo do Sr."António Maria da Silva que castigará os dela-pidadores da fazenda pública, os autênticos ladrões dos Bairros Sociais, dos Transportes Marítimos do Estado e da Exposição do Rio de Janeiro.

Eu espero que seja agora, a bem do regime, a hora de se lavarem as máculas que têm conspurcado tantas pessoas, o que é pouco, mas que têm conspurcado o País, o que é muito.

Desejaria saber o que é que pensa o Sr. Presidente do Ministério a respeito da solução que se impõo na questão dos tabacos.

Está na pasta das Finanças um homem quo esta Câmara já conhece muito bem.

Triste recordação deixou o Sr. Lima Basto da sua passagem pelas cadeiras do Poder.

Recordação simpática da sua vivacidade, da sua inteligência, sem dúvida, não se pode negar, mas triste recordação a de S. Ex.a ter vindo à última hora em 1922 ser o apóstolo da defesa do um sistema tributário quo tem levado quási à ruína a riqueza pública do Portugal.

Eu pregunto se porventura se insiste e reincide nesse ôrro fundamental que vai de encontro a todo o bom sistema tributário, a todos os bons princípios ensinados cm todas as escolas sobre impostos, se porventura se continua a complicar o sistema do contribuições.» afundando as actividades nacionais, porque não há estímulo, porque seriam sufocadas pelo peso dos impostos e não se consiga saciar as fauces do Tesouro Público.

Não se encontra um limite a esta ânsia & sofreguidão de $:.o arranjar dinheiro e foi esta a política do. Sr. Álvaro de Castro, a política do bloco que ainda encontra defensores, a política da asfixia do contribuinte.

Eu bem sei que nessa declaração do Sr. Álvaro de Castro se falava na compressão de despesas.

Onde ó que elas estão?

<_0nde no='no' de='de' pudor='pudor' bodos='bodos' aos='aos' fauna='fauna' governo='governo' diário='diário' verdadeiras='verdadeiras' do='do' pegamos='pegamos' nós='nós' dessa='dessa' se='se' distribuídos='distribuídos' nem='nem' amigos='amigos' sem='sem' despesas='despesas' respeito='respeito' compressões='compressões' pela='pela' _='_' a='a' consciência='consciência' país='país' inteiro='inteiro' e='e' vemos='vemos' haver='haver' p='p' _0='_0' essas='essas' apadrinhados='apadrinhados' estão='estão' palpáveis='palpáveis' devoradora='devoradora'>

Queria também que o Sr. Presidente do Ministério, porventura com a delicadeza que o caso requeria, se referisse ao facto de não ter encontrado para seu colaborador na pasta da Guerra nenhum oficial do exército.