O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6

Diário das Sessões do Senado*

Alfredo Leopoldo Teixeira.

Feliciaoo da Silva Fernandes.

António Felisberto, .

Júlio Tavares. : •

' Sala das Sessões da 2.a Secção., 6 de Agosto de 1925.— César Procópio de Freitas.

O Sr. Francisco José Pereira: — Sr. Presidente: mando para a Mesa uma proposta, adicionando nomes dalguns revolucionários, cujos documentos já foi verificado deverem estar incluídos nessas listas.

ORDEM DO DIA

, Foi lida e aprovada na generalidade e na especialidade a proposta de lei.n ° 960, É a seguinte':

Proposta de lei n.° 950

Artigo 1.° E o Governo autorizado a ceder gratuitamente à comissão executiva 'do monumento a erigir em Lisboa aos mortos da Grande Guerra o bronze e os trabalhos de fundição necessários para esse monumento ser levado a efeito..

Art 2.° Fica revogada a legislação em •teontráriò. :

Palácio do Congresso da Eepública, 15 de Julho de 1925.— Alberto ferreira Vi-dal — Baltasar de Almeida Teixeira.

Aprovado pela 2.a Secção.

Parecer n.° 677

Senhores Deputados.— A vossa comissão de marinha, te.ndo examinado a pro--posta de lei n.° 627-G,.da iniciativa dos Srs. Ministros das Finanças, Guerra e Marinha, autorizando o Governo a ceder gratuitamente o. bronze ,e o trabalho de • fundição necessários para o monumento aos mortos.da Guerra; considerando que nenhuma causa mais justa poderia determinar uma tal concessão, e reconhecendo que este preito, esta homenagem vêm, ao encontro da: justiça que o país aguarda seja prestada também aos homens da marinha, quer de guerra, quer mercante, que perderam a vida no conflito europeu, é de parecer que deveis aprovar a dita proposta.

Sala das Sessões, 26 de Fevereiro de 1924.— Carlos Pereira-—Ferreira da Ro-clia—Ddfim Costa—Jo.se Miranda Medeiros—Jaime de Sousa, relator.

Senhores Deputados,—A vossa são de guerra dá gostosamente o seu pleno assentimento à proposta de lei da iniciativa dos Srs. Ministros das Finanças, Guerra, Marinha e Colónias, no sen-' tido de autorizar o Governo a cedor gratuitamente t\ comissão executiva do monumento a erigir em Lisboa aos mortos da Grande Guerra o bronze e os trabalhos de fundição necessários para esse monumento. - . -

Nada mais justo e legítimo do que a consagração que se pretende levar a efeito, pois ela significará à posteridade 6 nobre sacrifício daqueles, que ofereceram à sua Pátria as suas vidas para que ela pudesse manter os seus compromissos de honra e viver livre e independente, em toda a sua integridade, para continuar a realizar a sua missão civilizadora e humanitária, como lho impõem as suas gloriosas tradições o o carácter do seu povo.

Sala das sessões d:i comissão do guerra, Í50 do Abril de 1924.— João Pereira fiustos — José Cortês dos Santos — João-E. Águas — Dama Rodrigues— Tomás de Sousa Rosa— Vitorino (fodinho.

Senhores Deputados.— A proposta de-lei n.° 627-G, destinada a autorizar o Governo a ceder o bronze e os trabalhos de-fundição necessários para o monumento a erigir em Lisboa aos mortos da Grande Guerra, mereceu o parecer favorável dá vossa comissão de finanças.

Sala das sessões da comissão de finanças, 20 de Junho de 1924.-^— Joaquim Matos— Constando de Oliveira (com declarações)— F. Q. Velhinho Comia—Carlos Pereira — Pinto Barriga — Jaime de Sousa—Crispiniano da Fonseca— Vergí-lio Saque—Lourenco Correia Gomes, relator. .

Proposta de lei n.° 627-G

Senhores Deputados,— Em 9 de Abrií do ano corrente foi, com toda a solenida-. de, lançada a primeira pedra para o monumento aos.mortos...da Grande Guerra, que vai ser erigido em Lisboa, na Ave,-nida da Liberdade, por iniciativa do Go-vf;rno da nação. _ • _ ... , •