O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 DE DEZEMBRO DE 1940 94-(13)

5) Portos

Verbas despendidas pelo empréstimo de portos nos anos abaixo indicados

(ver tabela na imagem)

(ver tabela na imagem)

6) Estádio Nacional

Os trabalhos, começados em Maio de 1939, tomaram no ano corrente um grande incremento, podendo considerar-se concluídos neste momento o vasto estádio do atletismo, monumental construção de cantaria, com capacidade para 50:000 espectadores em lugares sentados, as pistas de cinza e as pistas de relva, a larga estrada de acesso u tribuna de honra, que liga a auto-estrada à estrada marginal, entre Linda-a-Pastora e a Boa-Viagem, e as terraplanagens da Praça de Maratona, da estrada de acesso inferior à estrada marginal, e as de um parque de estacionamento para 1:000 automóveis.
A aplicação de mão de obra tem sido grande, tendo servido para se promover a actualização dos registos dos Comissariado do Desemprego no grupo IV; todos os canteiros da região de Pêro Pinheiro ao mar, por Moira, Queluz e Sintra, lavraram os milhares de silhares necessários para as obras.
No corrente ano serão liquidados cerca de 7:500 contos, por couta das empreitadas adjudicadas.
Os estudos do estádio de tennis, dos campos relvados, dos balneários e vestiários, da tribuna de honra, dos bar s e instalações sanitárias e de algumas artérias de circulação estão concluídos e proximamente serão terminados os projectos dos parques de estacionamento, do caminho de ferro de acesso à linha do Estoril e dos campos de treino.
A rede de tracção eléctrica de Lisboa foi prolongada até aos terrenos do Estádio, por extensão da linha do Dafundo, trabalho custeado pela Companhia Carris de Perro de Lisboa.
A autorização especial conferida pelo decreto n.º 30:012 permitiu que rapidamente se concluísse n aquisição dos terrenos necessários para o conjunto das instalações. Entraram assim já na posse do Estado todos os terrenos do vale e das encostas do Jamor, entre os cumiadas do Esteiro e de Santa Catarina, Linda-a-Pastora e a estrada marginal, onde vai ser plantado o parque que condem as instalações para a prática, da educação física.
O decreto-lei n.º 30:279, de 23 de Janeiro de 1940, que criou o Instituto Nacional de Educação Física, prescreve a localização nesse parque desse organismo, a que compete a formação dos .professores e monitores da cultura física.

(ver tabela na imagem)

7) Urbanização de Lisboa

Empréstimo de 100:000 contos concedidos à Câmara Municipal de Lisboa por portaria de 15 de Novembro de 1939 e realizado com a Cauta Geral de Depósitos, Crédito e Previdência por escritura de 15 de Novembro de 1939.

1930

(ver tabela na imagem)