O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 DE DEZEMBRO DE 1940 94-{9)

Saldos das contas e importâncias saídas dos mesmos saldos para pagar despesas orçamentais

[Ver Tabela na Imagem]

Somam os saldos 1.981:000 contos e por conta deles se gastaram, até ao fim de 1939, 980:000.
A diferença de 1.001:000 contos está disponível, menos cerca da quarta parte, aplicada na amortização efectiva da dívida flutuante pôr antecipação de empréstimos.
Os 980:000 contos gastos de conta dos saldos tiveram a seguinte aplicação, a melhor que pediu ter sido para a defesa e economia nacionais:

Milhares de contos
Material de guerra .......... 473,2
Navios de guerra e aviação naval.... 53,1
Melhoramentos rurais ......... 104
A transportar... 630,3

[Ver Tabela na Imagem]

Obras (compreendendo casas económicos, caminhos do ferro, construção dos hospitais escolares de Lisboa e Porto, Estádio de Lisboa, estradas da Ilha da Madeira e outras construções) (a). . .
Aquisição de propriedades e de títulos de crédito (acções das Companhias das Aguas e de Refinação de Petróleos e da Anglo-Portuguese Oil Company) . .
Liquidação de responsabilidades para com a Companhia de Ambaca. ......
Liquidação de débitos atrasados . . . .
Representação de Portugal nas exposições internacionais ...........
Extinção de acrídios em Angola (empréstimo gratuito à colónia) .......
Subsídios para Casas do Povo e Instituto Nacional do Pão ...... 1 • ...
Campanha de Auxílio aos Pobres no Inverno (anos de 1935, 1938 e 1939) . .7,5
Transporte de tropas para Macau ....3,7
Comemorações centenárias de 1940 . . .43,3
980

(a) As outras construções compreendem reparação dos estragos causados pela invernia de 1936; reparação dos estragos causados em obras de hidráulica pela invernia do 1935-36; obras e melhoramentos para acudir a crise do desemprego; reparação dos estragos causados pelo mar nos molhes do porto do Leixões no inverno de 1937; reparação dos estragos causados pêlos temporais do inverno de 1987-38; intensificação dos trabalhos de estradas no Alentejo; construção do casas desmontáveis; percursos e estradas de turismo; trabalhos de urbanização; obras no pôrto de Leixões.
Movimento em dinheiro, nos cofres públicos e no Banco de Portugal e suas agências, como Caixa Geral do Tesouro, no período decorrido de 1 de Janeiro a 31 de Julho

[Ver Tabela na Imagem]