O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE ABRIL DE 1951 957

O Orador: - Com este bem insuperável fortaleceremos e vincaremos o carácter da personalidade portuguesa,, aniquilando à nascença, por falta de ambiente, qualquer veleidade de subversão interna, ao mesmo tempo que valorizaremos a posição do País nos organismos internacionais em que participamos. Sem a unidade moral dos portugueses estaremos à mercê dos desígnios e manobras do inimigo, seremos terreno das suas lutas e tornar-nos-emos motivo de irrisão e estorvo no Mundo.
O comunismo é o grande capitalista dos dissídios e divisões. Por isso somos adversos da democracia de partidos, não só pelas razões históricas que justificam e impõem essa atitude, mas também por ser esse o campo de batalha preferido nos países latinos pela III Internacional.
Connosco estão todos os que consideram e amam a Pátria como um valor eterno, e só são nossos irredutíveis inimigos os que a renegaram.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Uma actividade permanente de doutrinação política, tendente à formação de uma sadia consciência pública, constitui a segunda condição de defesa.
A mentira moral e social do bolchevismo não se torna evidente e repugnante apenas pela simples enumeração dos seus reveses, imperfeições e violências.
Como síntese de várias heresias e panaceia universal para os males do capitalismo, não é difícil demonstrar que os resultados alcançados se apresentam em flagrante contraste com as esperanças alentadas, as promessas feitas e os objectivos apregoados. E que esta espantosa oposição entre a doutrina e a realidade não pode imputar-se a circunstâncias estranhas ao sistema, mas provém precisamente dos seus conceitos errados acerca da natureza do homem e da sociedade.
As subtilezas do materialismo dialéctico, que permitem ao comunista - conforme as conveniências tácticas - afirmar uma coisa ou o contrário dessa mesma coisa, na mira de atingir evolutivamente a síntese profética, não iludem a miséria doutrinária, moral e social a que chegou o bolchevismo.
É bem certo, como dizia Pascal, que qui veut faire l'ange fait la bete, pois o novo tipo humano do comunismo é um ser sem personalidade, um pária e um escravo; a sociedade sem classes e, portanto, sem Estado é hoje uma tirania execrável e a humanidade bolchevista um rebanho de produtores económicos acicatados pelos privilegiados do partido e vigiados pela polícia política. O socialismo pomposamente chamado científico vive apenas como religião secular. O amor a Deus, fundamento de todas as liberdades e direitos, foi substituído pela alienação total da pessoa ao «chefe genial dos povos», o czar vermelho do novo império bizantino.
A que imensa distância tudo isso se encontra da utopia e das profecias de Marx! ...
Não só é fácil, mas também agradável, esboroar esse mundo de falsidades utilizando como ilustração adequada das afirmações produzidas os testemunhos de todos aqueles que conseguiram escapar do paraíso soviético e nos contaram o que lá se passa ...

Vozes: - Muito bem!

O Orador:- E em confronto com esta degradação histórica podemos galhardamente mostrar como está certa a nossa doutrina, que, sem promessas miríficas baseadas no processo demagógico de desvairar para matar, procura seriamente superar o liberalismo económico e o socialismo marxista.
Sr. Presidente: a defesa da opinião pública, que, segundo a Constituição portuguesa, é to elemento fundamental da política e da administração do País», representa também uma das mais relevantes condições de defesa da nossa frente interna.
Devido ao desenqnadramento social provocado pelo incremento da revolução técnica e o excessivo urbanismo, vivemos numa época de massas à mercê de nova estruturação, a que correspondeu um desenvolvimento extraordinário de todos os meios de comunicação, entre os quais avultam a imprensa, o cinema e a radiodifusão. Queiramos ou não, vivemos também numa era de propaganda. E se os estados podem fiscalizar os efeitos de algumas das novas técnicas da propaganda, outros, como os da radiodifusão, escapam-lhe inteiramente, porque para estes não existem fronteiras. A radiodifusão constitui uma poderosa arma de guerra psicológica.
Ora o inimigo da nossa civilização, conhecendo a forma psicológica como se comportam as massas, isto é, a sua capacidade de sugestibilidade e excitação quando submetidas a uma acção permanente de obcecação, e adoptando uma teoria e estratégia traçadas pelo próprio Lenine, serve-se cinicamente de todos os meios e sobretudo da rádio, esse jornal sem papel nem distância, para influenciar, desorientar e desvairar as opiniões públicas dos países que pretende contaminar e dominar.
Actualmente nenhum dos países do mundo ocidental descura a sua defesa neste campo de batalha. Algumas cifras elucidam-nos suficientemente a respeito do que se empreende, não já na estrita defesa interna da opinião pública de vários países, mas no combate internacional ao comunismo.
Assim, o Presidente Truman pediu há dias ao Congresso a concessão de um suplemento de 97.000:000 dólares para completar a rede de emissoras destinadas a contrabater a propaganda soviética, o que eleva o total da verba atribuída à Voz da América no ano corrente para 207.500:000 dólares. A BBC, por seu lado, comunicou que o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grã-Bretanha recomendaria ao Parlamento a adjudicação de uma verba adicional de 100:000 libras destinada às emissões para o estrangeiro, perfazendo dessa maneira um total de 4.500:000 libras.
Nós também, na medida das nossas possibilidades, perante o perigo comum, temos de defender melhor a nossa opinião pública, esclarecendo-a e informando-a de forma a que a mentira não obscureça nem se sobreponha à verdade.

Vozes: - Muito bem!

Q Orador: - Sr. Presidente: vou terminar, não sem deixar de afirmar que, para cumprir a tarefa marcada pelo Sr. Presidente do Conselho no seu último discurso e levar a bom termo a campanha iniciada pela União Nacional, será necessária a conjugação de esforços que tendam a evitar e que o comunismo deforme as inteligências e as vontades da massa neutra» com suma acção intensiva de aliciação das inteligências à volta de um sistema de ideias que o repitam».
Com uma equipe formada por pessoas que conheçam a doutrina do inimigo e as suas manifestações proteiformes, um plano de acção estudado de acordo com as realidades nacionais, uma eficiente coordenação entre os organismos do Estado encarregados da formação da mocidade e esclarecimento da opinião pública e uma mobilização de todas as boas vontades, nós conseguiremos, todos juntos, dominar e vencer o grande inimigo do momento.
Tenho a certeza de que a vitória será nossa.
Disse.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.