O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

80 DE JANEIRO DE 1952 325

O Orador: - Vêm a Lisboa os representantes das nações do Atlântico Norte. Vão conhecer a hospitalidade da mossa terra, tomar contacto com a nossa gente, a nossa vida e as nossas instituições, admirar mais de perto o génio do insigne estadista e alto espírito do Ocidente que a muitos anos de distância, por entre os enganos e as ilusões do Mundo, pôde (prever com notável lucidez e precisão o rumo dos grandes acontecimentos internacionais da mossa época.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E vão, com certeza, verificar que a Nação Portuguesa vive tranquila e feliz, calma e ordeira, e que aqui não se escutam as vozes de comando que vêm de fora e de longe, porque só se ouvem e se entendem a voz, e os imperativos da Pátria.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Na luta que se trava no Mundo tem muita importância o poder que vem das armas. Mas não tem menor valor a força que vem da unidade nacional e da existência de uma sólida frente interna, das quais somos exemplo e que são factor decisivo de confiança externa e a melhor garantia de cumprimento de todas as obrigações que o País assumiu no plano internacional.
Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Não está inscrito mais nenhum orador sobre esta parte da ordem do dia. Está na Mesa uma, proposta de resolução, assinada pelo Sr. Deputado Mário de Figuereido, assim concebida:

A Assembleia Nacional, considerado o debate sobre o Protocolo Adicional ao Tratado do Atlântico Norte, respeitante à adesão da Grécia e da Turquia ao referido instrumento diplomático, resolve a/provar, para ratificação, o mesmo Protocolo Adicional, conforme o texto oficial já assinado.

Não está inscrito mais nenhum Sr. Deputado para este debate, pelo que vou submeter à votação da Assembleia a proposta de resolução que acabou de ser lida.
Submetida à votação, foi aprovada a proposta.

O Sr. Presidente: - Como a hora vai adiantada, já não é possível iniciar-se hoje a discussão do projecto apresentado pelo Sr. Deputado Paulo Cancela de Abreu sobre abandono da família, que desde já indico para a ordem do dia da sessão de amanhã.
Está encerrada a sessão.
Eram 18 horas.

Daniel Maria Vieira Barbosa.
João Mendes da Gosta Amaral.
José Dias de Araújo Correia.
Manuel de Magalhães Pessoa.
Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Abel Maria Castro de Lacerda.
Alberto Cruz.
Artur Proença Duarte.
Artur Rodrigues Marques de Carvalho.
Augusto César Cerqueira Gomes.
Avelino de Sousa Campos.
Carlos Vasco Michon de Oliveira Mourão.
Elísio de Oliveira Alves Pimenta.
João Carlos de Assis Pereira de Melo.
Joaquim Dinis da Fonseca.
Joaquim Mendes do Amaral.
Joaquim de Moura Relvas.
Joaquim de Oliveira Calem.
José Pinto Meneres.
José dos Santos Bessa.
Luís Maria da Silva Lima Faleiro.
Manuel Cerqueira Gomes.
Miguel Rodrigues Bastos.

O REDACTOR - Leopoldo Nunes.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

António Augusto Esteves Mendes Correia.
António Pinto de Meireles Barriga.

CÂMARA CORPORATIVA

Acórdão da Comissão de Verificação de Poderes Acórdão n.° 21/V

A Comissão de Verificação de Poderes da Câmara Corporativa, eleita na sessão preparatória de 25 de Novembro de 1949, no uso da competência atribuída pelo artigo 106.° da Constituição Política e tendo em vista o disposto no artigo 7.° e seus parágrafos do Regimento desta Câmara e no artigo 3.° do Decreto-Lei n.° 29:111, de 12 de Novembro de 1938, reconhece e valida os poderes como Digno Procurador ao comandante Albano Rodrigues de Oliveira, o qual foi designado pelo conselho corporativo, em sessão de 22 do mês corrente, para preencher a vaga ocorrida na secção de Política e economia ultramarinas por virtude da renúncia do Doutor Armindo Monteiro ao seu mandato de Procurador (does. n.ºs 75 a 77).
Palácio de S. Bento e Sala das Sessões da Comissão de Verificação de Poderes da Câmara Corporativa, 25 de Janeiro de 1952.

José Gabriel Pinto Coelho.
Afonso de Melo Pinto Veloso.
Adolfo Alves Pereira de Andrade.
Inocêncio Galvão Teles.
Manuel Duarte Gomes da Silva.
Tomás de Aquino da Silva.
Virgílio da Fonseca.

IMPRENSA NACIONAL DE LISBOA