O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE MARÇO DE 1952 608-(47)

[ver imagem na tabela]

O reforço nos serviços de turismo foi de 1:000 contos. Gastaram-se com estes serviços 3:000 contos, em vez de 2:500, como no ano anterior. No Fundo do Cinema Nacional á diminuição foi acentuada - 4:208 contos. Também se deu diminuição no pessoal e nas despesas reservadas, ao abrigo dos Decretos n.ºs 34:133 e 34:134.
No resto, as verbas mantiveram-se ainda com algumas diminuições em filmes cinematográficos e no cinema ambulante, mantendo-se a despesa, de 900 contos com os bailados Verde Gaio, que talvez cora mais propriedade devessem ser contabilizados na rubrica de São Carlos.

Subsecretariado de Estado das Corporações e Previdência Social

24. Em meados de 1950 este Subsecretariado foi transferido para o Ministério das Corporações. Deixou assim de fazer parte da Presidência do Conselho. No entanto, ainda este ano se contabilizaram as suas despesas neste departamento público.
O total da despesa elevou-se a 19:117 contos. Pela subida da verba da despesa se pode até certo ponto aquilatar da sua evolução. Na verdade, o desenvolvimento da previdência e o alargamento dos serviços médico-sociais da Federação, das Caixas de Previdência necessitavam de melhor arrumação, o que implicou aumento de despesa. Como se nota nos números que se inserem no quadro seguinte, esse aumento foi substancial, sobretudo a partir de 1948:

[ver imagem na tabela]

Vê-se que o total da despesa foi de 19:117, mas quase toda se engloba nas duas grandas rubricas: a Direcção-Geral e os Tribunais do trabalho.
No quadro que segue indicam-se as despesas de uma e de outra, por verbas orçamentais, discriminando-se o pessoal, material e encargos:

[ver imagem na tabela]

Organismos de previdência

25. Não é possível, nem talvez coubesse neste parecer, dar uma resenha suficientemente elucidativa sobre o desenvolvimento dos organismos corporativos. Tanto os sindicatos, como as Casas do Povo e dos Pescadores têm hoje uma vida activa e movimentam, directamente ou por intermédio das caixas de previdência, elevadas