O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DE MARÇO DE 1959 290-(45)

Nota-se no longo período que as receitas ordinárias foram sempre superiores às do ano anterior, e outro tanto aconteceu com as despesas. Mas num e noutro caso houve oscilações dignas de menção. A amplitude nas receitas ordinárias oscilou entre +114 000 contos em 1948 e 701 700 contos em 1951 nas receitas e 50 900 contos em 1950 e 568 465 contos em 1957 nas despesas. São oscilações consideráveis. Adiante se procurarão as causas do que se produziu em 1957.

Repartição das despesas ordinárias orçamentadas e pagas
8. As alterações de estrutura nos órgãos de Governo produziram alguns efeitos, que adiante serão analisados e se resumem num aumento muito grande na rubrica dos encargos gerais da Nação. Uma parte substancial da defesa nacional foi transferida para esta rubrica.
A seguir publicam-se as cifras das despesas orçamentadas e pagas em 1957:

"Ver quadro na imagem"

O coeficiente de segurança nas previsões aproximou-se este ano de 400 000 contos e as diferenças para menos repartiram-se por todos os departamentos, atingindo o máximo nos Ministérios das Obras Públicas, da Economia, das Comunicações e das Finanças, todos com uma diferença para menos entre o que se orçamentou e pagou superior a 40 000 contos.

Evolução das despesas ordinárias por Ministérios
9. Se for considerado também o ano anterior à guerra, pode organizar-se um quadro que nos dá a ideia da evolução da despesa de cada Ministério:

"Ver quadro na imagem"

(a) Em 1938 tinha a designação do Ministério das Obras Publicas e Comunicações.

Já se aludiu ao grande desenvolvimento da despesa dos encargos gerais, devido em grande parte à transferência e criação de serviços.
índice de preços e as modificações sofridas por cada
Quando se compararem as verbas com as do período anterior à guerra há que ter em mente a evolução do índice de preços e as modificações sofridas por cada Ministério. Estas últimas tornam um pouco difícil as comparações. No entanto, o estudo das verbas em pormenor, que adiante se fará, tornará mais fácil o estudo das cifras que correspondem a cada Ministério.