O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22 DE FEVEREIRO DE 1961 455

O seu curriculum vitae, que lhe foi oferecido numa grande homenagem, a que se associou o Sr. Ministro da Educação Nacional, Prof. Eng.° Leite Pinto, propondo o oficial ato da Ordem da Instrução Pública, insere, com certo pormenor, as apreciações feitas pelas maiores sumidades de renome mundial da astronomia, da geodesia e ciências afins, Universidades, institutos, revistas, imprensa, etc., tanto do País como do estrangeiro.
Seria enfadonho mencionar tantas e tantas citações, mas entre dezenas delas não quero deixar de dar a conhecer algumas dessas críticas bastante honrosas, uma parte das quais partiu dos meios científicos estrangeiros.
Começarei pelo Observatório onde este concorrente presta actualmente serviço antes de o ter no seu quadro de pessoal. Em 1941 o conselho técnico desse estabelecimento científico, tendo feito uma proposta para as instâncias superiores para o concorrente ser dispensado de concurso, disse:
«... pelas suas faculdades de trabalho, pela sua dedicação à ciência que cultiva, pelo seu saber e pelos seus trabalhos efectuados em longos anos de serviço de observador, é pessoa sobre cujos merecimentos não tenho dúvidas e que seria uma excelente aquisição para o Observatório que tenho a honra de dirigir e não creio que haja actualmente em Portugal outra pessoa tão bem habilitada como ele para desempenhar o cargo de astrónomo de 2.ª classe, que agora está vago. E posso mesmo acrescentar que, se o requerente prestar as provas do respectivo concurso, será aprovado e preferido a todos os outros concorrentes, sejam eles quais forem, porque nenhum terá a vasta preparação teórica e a longa prática que o requerente tem.
Confirmou-se, na verdade, a opinião do Observatório, pois o candidato em causa ficou classificado em 1.° lugar nesse concurso.
A Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, na sua congregação de 31 de Julho de 1943, resolveu, par unanimidade, exarar na acta um voto de congratulação pelos excelentes resultados obtidos na «segunda operação internacional das longitudes» realizada em 1933 no Observatório de Coimbra, onde o concorrente desempenhava as funções de observador chefe de serviços.
Na bibliografia da Cartografia Mundial das Nações Unidas, com sede em Nova Iorque, 1945-1950, recebeu a alta distinção de ver o seu magnífico trabalho Determinação Radiotele gráfica das Longitudes e Problemas Correlativos seleccionado entre 213 publicações de vários países, sendo o único da autoria de uni português no domínio da astronomia, geodesia, cartografia e geofísica. O mesmo livro esteve exposto no Palácio Foz na exposição «30 Anos de Cultura Portuguesa - 1926-1956».
O astrónomo do Observatório de Paris Th. Weimer, aproveitando os resultados de um estudo realizado pelo concorrente, sob o título «Les occultations d'étoiles par la Lune dans l'étude des irregularités à courte période de rotation de la Terre» e as investigações sobre a mesma matéria, levadas a efeito por dois dos maiores astrónomos da actualidade, Sir Spencer Jones então astrónomo real de Greenwich, e Doutor N. Stoyko, actual director do Serviço International da Hora, o cientista que primeiramente determinou as irregularidades do curto período de rotação da Terra, apresentou no V Congrès International de Chronométrie, em Paris (1954), uma notável comunicação intitulada «Controle de la rotation de la Terre par le mouvement de la Lune».
Sobre o seu livro O Problema da Hora na Actualidade, que a crítica internacional considera uma obra-prima, o Doutor N. Stoyko disse: «... dans le présent mémoire l'auteur, qui est déjà connu par ses travaux sur l'astronomie méridienne et le service de l'heure, étude toutes les questions du service horaire moderne». A sua apreciação termina: «Tel qu'il est, ce mémoire constitue l'étude d'ensemble la plus moderne et la plus complete des questions, dout l'actualité est incontestable ...».
Referindo-se a este mesmo livro e ao outro que foi seleccionado pela Organização das Nações Unidas o director do Observatório de Madrid disse: «... representa una labor importante y constituye un estudio muy completo de los modernos procedimentos y instrumentos. Su anterior libro sobre determinación de la longitude me habia gustado tambien mucho y lo tengo sobre mi mesa como obra de consulta. Este que acabo de receber (referia-se a O Problema da Hora na Actualidade) me será de gran utilidade pues aqui se trata de montar un servicio horário moderno . . .».
Estas duas últimas publicações foram solicitadas para o ensino de astronomia e geodesia na Universidade de Córdova (Argentina) e na Faculdade de Ciências da Universidade de Madrid. O astrónomo do Observatório de Madrid J). Martin Lerón disse: «. . . su autoridad en los problemas de hora está fuera de toda duda. Yo con frequência consulto sus admi-rables obras».

O Prof. Granier, do laboratório de física da Universidade de Mompilher, referindo-se ao livro O Pró-blema da Hora na Actualidade, disse: «... Quoique ne conuaissant pás lê portugais, j e sais suífisament Tes-pagnol - j e viens de passer quelques jours à Salaman-que pour pouvoir apprécier vos travaux. Je vois en par-ticulier que vous avez réussi à exposer d'une manière Ia fois Tsimple et complete lês propriétés dês horloges à quartz, sujet qui m'ovai t passionné autrefois . . .».

O eminente construtor francês Edouard Beliii, que se ocupa principalmente de questões da alta técnica científica, disse: «II coustitue, à notre avis, un do-

-cument du plus haut intérêt, puisqu'il rassemble en iin ouvrage unique tous lês problèmes se rapportant à Ia mesure du temps et à notre connaissance, il n'existe pás encore d'ouvrage analogue . . .».

O Consejo Superior de Investigaciones Cientificas de Espanha disse: «... dificilmente se puede dar idea de Ia densidade, dei orden y claridad de datos contenidos en esta obra . . .».

O Dr. Elio Fichera Dell'0sservatorio Astronómico de Capodemonte-Napole, disse: «... Astrónomo presso l'0sservatorio Astronómico de Lisbona, é una persona-lità scientifica molte conosciceta nell campo interna-tionali, specialemente per i suoi lavori riguardante Pastronomia meridiana e geodetica . . .».

O antigo director do Observatório de Louren-ço Marques Dr. José Alberto Soares, referindo-se ao novo serviço da hora que ali estava instalando, disse: «... porquanto tudo o que se está fazendo é orientado e reformado pela tua magnífica publicação sobre o assunto . . .».

O falecido Prof. Doutor Pereira Dias, então director da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, referindo-se ao livro que foi seleccionado pelas Nações Unidas, disse: «... perdurará na literatura científica do nosso tempo como guia utilíssimo a astrónomos e geógrafos . . .», terminando por felicitar o seu autor «pelo admirável impulso que esta sua obra veio dar aos estudos astronómicos do nosso país». Referiudo-

-se ainda a um outro trabalho do mesmo 'autor disse: «. . . é mais uma demonstração da .persistente activi-