O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1662-(684) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 88

[Ver Quadro na Imagem].

36. O quadro dos valores percentuais dá uma imagem exacta da evolução das despesas no decénio em análise.

[Ver Quadro na Imagem].

37. A análise aprofundada das rubricas mais representativas das despesas ordinárias é feita no quadro seguinte:

[Ver Quadro na Imagem].

38. A análise comparativa das receitas e despesas públicas, especialmente as ordinárias, e das respectivas tendências, põe em evidência a impossibilidade da administração provincial de participar no financiamento do III Plano de Fomento.

3. Particulares e empresas

39. A participação privada na realização dos empreendimentos do III Plano que é possível identificar limita-se às obrigações contratualmente já assumidas (à volta de 21 800 contos durante o sexénio) no sector mineiro.
A contribuição de capitais estrangeiros poderá vir ainda a caracterizar-se relativamente à concessão de pesquisas e exploração de petróleo? e minérios.
O estado das negociações relativo a este sector e do conhecimento de outros projectos não permite quantificar o montante de investimento.

CAPITULO IV

Descrição do programa de investimentos

I) Agricultura, silvicultura e pecuária

1. Evolução recente e problemas actuais

41. São três os produtos que mais relevância têm na vida económica da província: o café, a copra e a borracha. Eles contribuem para o valor das exportações de Timor com 95 por cento.

42. Representando o café mais de 50 por cento das exportações de Timor, é inegável a sua importância, não obstante o seu peso na balança comercial da província apresentar sérios riscos, devido às flutuações das cotações no mercado internacional. Julga-se, porém, que a alta qualidade do café, aliada ao facto de representar quantidade insignificante na produção mundial, evitará dificuldades de colocação no mercado externo, mesmo que se