O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3234-(97)
21 DE FEVEREIRO DE 1969
Os números de 1967 são já superiores ao dobro dos de 1956.
Esta subida nas importações não foi acompanhada de uma evolução rápida nas exportações, produzindo deficits cada vez maiores.
Se forem calculados os aumentos numas e noutras verifica-se o desfasamento das exportações:
[Ver Diário Original]
Em 1966 ao aumento de 990 000 contos nas importações correspondeu o pequeno desenvolvimento de 109 000 contos nas exportações.
Não admira o grande deficit. As cifras de 1967 melhoraram, mas o aumento de 285 000 contos ainda é baixo, e susceptível de ser elevado.
Discriminação das importações
10. As secções pautais relacionadas com matérias têxteis, máquinas e material de transporte são as mais volumosas, como se verifica a seguir:
[Ver Diário Original]
As três secções acima mencionadas incluem 41,8 por cento do total. E difícil reduzir a sua influência num futuro próximo. A província importou cerca de 1 600 000 contos de máquinas e material de transporte. E a tendência no caso de máquinas e aparelhos e material eléctrico é para grande aumento. Já em 1966 importara, neste último caso, mais de 1 milhão de contos.
No caso das matérias têxteis, o desenvolvimento da indústria começa a reduzir as importações.;Mas neste aspecto não há motivos para grandes optimismos, dada a natureza e variedade de mercadorias.
Nos transportes, vagões, locomotivas e outros relacionados com caminhos de ferro, a indústria local começa a exercer acção benéfica na importação, e parece com vantagens.
Principais importações
11. Publica-se adiante um quadro com a indicação das principais importações. Nele se notam a influência de máquinas e aparelhos industriais mecânicos, com quase 700 000 contos, a de automóveis e acessórios, a de tecidos de algodão e a de petróleo bruto.
Esta última importação (676 749 t e 326 068 contos) è utilizada na refinaria que abastece a província e exporta.
Todas as mercadorias indicadas, com mais de 300' 000 contos cada uma, são necessárias ao desenvolvimento económico e social da província. A actividade interna pôde conter o aumento da importação de algumas, mas a sua própria natureza e especialização impõem importações.
Foi sustada a entrada de milho, que em 1965 e 1966 apareciam na conta com cifras altas, principalmente em 1965, e a cifra de trigo talvez possa ser reduzida com vantagem, assim como a de leite condensado e outras não especificadas.
As cifras das principais importações são as que se seguem.