O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 50 1034

Hospital Regional de Beja, do qual, por unanimidade do corpo clínico - e isto não é vulgar - foi aclamado seu director honorário. Mas - ingratidão do distino - Deus não lhe concedeu a graça de o pisar em funcionamento, ele que foi seu paladino denodado!

Também Beja, Serpa e Moura, e mais vilas baixo-alentejanas, o proclamaram então cidadão honorário e enriqueceram com o seu nome a toponímia dos seus arruamentos.

Sr. Presidente e Srs. Deputados: E do entendimento dos povos, e bem assegurado, que uma desgraça nunca vem só. Como se não bastasse o trágico acidente da Guiné, levando-nos amigos e companheiros do mais elevado quilate, toldando-nos de saudade, é agora também o Dr. Covas Lima, que igualmente pêlos ares dessa província se ia perdendo, que nos falece, tingindo de cores as mais negras o nosso sentimento, já duramente atingido por forte provação.

O violento stress da Guiné, estamos em crê-lo, e seguramente que não erramos, rompeu, nesse organismo já adoecido, o equilíbrio da luta que nele se travava de há muito tempo, provocando o desencadear violento da ofensão, que o abateu em fulminância, roubando-o muito mais cedo ao convívio de tantos que lhe queriam tanto, privando-os do muito de si a que os habituou.

A obra social realizada pelo Dr. Covas Lima foi de uma riqueza incomensurável. Quantas lágrimas estancados pelo seu combate sem tréguas à doença e amparo à miséria, tantas vezes por ela gerada! Quantos contos de réis, muito para cima do milhar, gastos do seu bolso em chapas radiológicas, usadas para satisfação do seu saber incontido e a favor dos economicamente débeis da sua terra! E tudo isto feito na maior humildade e no máximo silêncio, o silêncio dos autenticamente bons e generosos! Que devoção, Santo Deus, a causa a que se entregou por inteiro da luta inclemente contra a Parca traiçoeira e em defesa dos desprotegidos da sorte!

O Dr. Covas Lima foi um dos maiores ofensores na batalha desencadeada no País contra a "peste branca", essa terrível tuberculose, que foi mesmo durante tantos anos uma autêntica peste!

Logo após a formatura, pelo ano de 1929, começa a sua preparação especializada, embrenhando-se na ciência de Roentgen, frequentando cursos de roentgenterapia e curieterapia no nosso Instituto Oncológico.

Em 1947, em colaboração com o seu colega e grande amigo Dr. Flávio Santos, que a morte também já levou, e prematuramente, faz o primeiro rastreio radiológico contra a tuberculose no País, observando então um grupo populacional numeroso e diversificado de crianças das escolas primárias e do liceu e ainda de mancebos ao entrarem na lida militar. Depois são os funcionários públicos, os desportistas - é ele o pioneiro do exame médico aos rapazes do desporto- e muitos rurais, que sujeita à observação radiológica absolutamente gratuita!

A "Seara do Dispensário", concepção sua do maior interesse social, dá-lhe alguma ajuda de meios que lhe possibilita o levar de vencida toda esta obra enorme em que se empenha acrisoladamente.

O Dr. Covas Lima luta, combate, sem desfalecimento, numa dádiva total da sua vida - de passadio extremamente perturbado por trabalho extenuante, mas que nunca o esmorece - à batalha duma contra a tuberculose, até que, ajudado pelas novas conquistas da ciência, acaba mesmo por vencer! A terrífica doença é praticamente dominada e deixa de causar preocupação de maior. Mas o Dr. Covas Lima, atento, lá Continua no seu Dispensário, de que foi director tantos anos a fio, a atender e a observar as suspeições e incípiências, para que não causem dano grave! E tantas são abortadas pela sua mão de mestre, de bem e de saber!

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Como lutador que sempre foi, e porque a ofensão tuberculosa enfraqueceu, entrega-se devotadamente, com toda a sua alma e todo o seu coração, à luta contra a silicose, que tanto ,vem afligindo os mineiros da região - de Aljustrel, S. Domingos, Cercal e Lousal -, "os seus mineiros", como ele tantas vezes o pronunciou.

O Sr. Cancela de Abreu: - V. Ex.ª dá-me licença?

O Orador: - Com certeza!

O Sr. Cancela de Abreu: - Conhecendo, e muito bem, toda a acção que o Dr. Covas Lima desempenhou no campo das doenças pulmonares, não posso deixar de apoiar V. Ex.ª em todas as palavras que está dizendo. Relembro agora que um dos fitos, um dos ideais do nosso querido Dr. Covas Lima, era precisamente a inauguração do dispensário contra a tuberculose e contra a silicose em Aljustrel.

Mas queria apenas aqui dizer o seguinte: que em homenagem ao seu nome me parece que esse dispensário que vai ser inaugurado ficaria realçado se pudesse ter o nome do Dr. Covas Lima.

O Orador: - Eu agradeço a V. Ex.ª a achega que me deu, essa ajuda preciosíssima à intervenção que estou fazendo, e devo dizer a V. Ex.ª que o Dispensário de Aljustrel, que realmente deve ser inaugurado, creio que em breve, já tem o nome do Dr. Covas Lima.

O Orador: - Fez estudos aprofundados sobre os tão molestas pneumoconioses, que relatou em congressos vários; o seu interesse por essa grave doença profissional fá-lo sócio fundador da Sociedade de Medicina do Trabalho. Bate-se pelo Dispensário Anti-Silicótico de Aljustrel, e vence. Muito pouco falta já para ele entrar em acção fecunda; e eu daqui dirijo ao Sr. Ministro das Corporações e da Saúde, como preito à memória desse batalhador incansável pelas classes mais humildes, mas de grandeza e nobreza agigantadas, tal é esta dos mineiros de Portugal, que o Dr. Covas Lima, em sua intervenção nesta Assembleia, disse que "devia usufruir agora e sempre os benefícios a que tem incontestável direito, tal e qual como todas as outras classes profissionais", e assim por igual entendemos nós que deve ser o pedido veemente para que o Dispensário de Aljustrel seja posto com urgência em funcionamento efectivo.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente e Srs. Deputados: O Dr. António Covas Lima foi ainda um adepto fervoroso do desporto regional, entregando-se a ele, como sempre, com extrema dedicação.

Jogador de futebol, e muito bom, assim no-lo disseram, nos seus tempos de menino e moço, nunca mais deixou de se possuir do vírus desportivo, que mesmo em pleno período de doença o minava intensamente. Foi dirigente do desporto local por largos anos, e até à data da sua morte ocupou o honroso cargo de delegado da Direcção-Geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar em Beja.