O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 DE JUNHO DE 1971 2089

Mas gostaria de saber se V. Ex.ª deseja utilizar da faculdade regimental de uma prorrogação que, como sabe, não pode ser muito ampla.

O Orador:-Submeto-me; forçado a cumprir voluntariamente o Regimento, quero terminar com uma afirmação de confiança, com uma afirmação de fé.

Situando-se no quadro de uma ordem, que espelha a vontade inequívoca da Nação, una e indivisível, projectada no futuro pela sua irrecusável vocação histórica, a proposta de revisão contempla, com respeito actuante, as coordenadas fundamentais da nossa individualidade nacional. Respeito actuante, pois, ao mesmo tempo que proclama os permanentes princípios da unidade nacional com todas as suas implicações, afeiçoa-lhe as vias e técnicas aconselhadas a aumentar a eficiente realização dos seus valores, penhor seguro da sua perenidade neste mundo complexo em que vivemos. As disposições propostas sobre o ultramar português revestem esse significado, este significado de unidade indiscutida, pelo que são, a meu ver, de aplaudir.

Eis, o mais sucintamente que pude, as razões por que, Sr. Presidente, dou o meu voto na generalidade à proposta governamental sobre a revisão da Constituição.

Vozes: -Muito bem!

O orador foi cumprimentado.

O Sr. Presidente: -Srs. Deputados: Vou encerrar a sessão.

Quero aproveitar para pedir a colaboração dos Srs. Deputados inscritos para este debate no .sentido de se prepararem de modo a podermos concluir o mesmo debate no decurso da próxima semana.

Amanhã haverá sessão à hora regimental, tendo como ordem do dia a continuação da discussão na generalidade da proposta e dos projectos de lei de alterações à Constituição Política.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Albino Soares Pinto dos Reis Júnior. António Júlio dos Santos Almeida. António Lopes Quadrado.

Armando Júlio de Roboredo e Silva. Augusto Domingues Correia. Francisco Esteves. Gaspar de Carvalho. Henrique Veiga de Macedo. João António Teixeira Canedo.

João Duarte Liebermeister Mendes de Vasconcelos Guimarães.

João Pedro Miller Pinto de Lemos Guerra. João Ruiz de Almeida Garrett. Joaquim Carvalho Macedo Correia. Joaquim Germano Pinto Machado Correia da Silva. José Dias de Araújo .Correia. José de Mira Nunes Mexia. José da Silva. Júlio Dias das Neves. Lopo de Carvalho Cancella de Abreu. D. Luzia Neves Pernão Pereira Beija. Manuel Artur Cotta Agostinho Dias. Manuel Elias Trigo Pereira. Manuel José Archer Homem de Mello. Manuel Martins da Cruz. Maximiliano Isidoro Pio Fernandes. Bui Pontífice Sousa. D. Sinclética Soares dos Santos Torres. Tomas Duarte da Câmara Oliveira Dias. Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

António Pereira de Meireles da Rocha Lacerda.
Armando Valfredo Pires.
Camilo António de Almeida Gama Lemos de Mendonça.
Carlos Eugênio Magro Ivo.
Deodato Chaves de Magalhães Sousa.
Fernando Diavid Laima.
João Paulo Dupuich Pinto Castelo Branco.
José Guilherme de Melo e Castro.
José Vicente Pizarro Xavier Montalvão Machado.
Luís António de Oliveira Ramos.
Lufo Maria Teixeira Pinto.
Manuel Homem Albuquerque Ferreira.
Manuel Joaquim Montanha Pinto.
Teodoro de Sousa Pedro.
Victor Manuel Pires de Aguiar e Silva.

O Redactor, José Pinto.

IMPRENSA NACIONAL