O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4838 DIÁRIO DAS SESSÕES N.° 240

Aproximava-se da morte. Se tal não fora, ali estaria ao lado dos seus conterrâneos, comungando da homenagem que era prestada àquele membro do Governo, e, ao mesmo tempo, com a sua presença e a sua palavra conciliadora e prudente prestaria o melhor contributo para reforçar a unidade política do seu distrito.
Joaquim Trigo de Negreiros, filho das terras bragançanas, à sua terra regressou depois da morte. O seu exemplo permanecerá.

Vozes: - Muito bem!

O Sr. Camilo de Mendonça: - Sr. Presidente: Durante a interrupção das sessões parlamentares foi o Senhor servido de chamar à Sua presença Joaquim Trigo de Negreiros.
Lembrar nesta Casa a personalidade de Joaquim Trigo de Negreiros constitui dever que se me impõe como Deputado bragançano, que nem a afinidade que nos ligava pode chegar para me inibir de o fazer.
Licenciado em Direito, muito cedo e com as mais altas classificações, na sua Universidade de Coimbra, resiste a convites e apelos para se dirigir às suas terras, que acima de tudo estremecia. Aí começa a sua vida profissional, no seu meio, entre as suas gentes, perto do seu Abreiro, da sua Mirandela.
A sua cepa rural nunca se perdeu, por mais que a vida o tivesse chamado, sucessiva e continuadamente, ao exercício dos mais altos postos da política e da Administração e o forçasse a viver primeiro no Porto e depois em Lisboa por mais de metade da sua existência.
Com a vitória do movimento nacional de 28 de Maio, quando tinha apenas 26 anos, logo toma a presidência do Município de Vila Flor, terra que nunca mais esqueceria e de que jamais deixaria de ser patrono, terra onde as qualidades de homem, de político, rapidamente se evidenciam em termos de propiciarem a sua brilhante carreira política.
Alguns anos após é chamado à Procuradoria da República junto da Relação do Porto, para tempos depois, em pleno período difícil da guerra civil de Espanha, ser nomeado governador civil do Porto.
Com a remodelação ministerial de 1940 é chamado a ocupar a Subsecretária de Estado das Corporações e Previdência Social, cargo bem delicado no momento, para sucessivamente vir a desempenhar os cargos de Subsecretário de Estado da Assistência Social e de Ministro do Interior no conturbado período que culminou no ano de 1958.
Deputado em sucessivas legislaturas, praticamente não chegou a participar nos trabalhos parlamentares, em consequência do continuado impedimento pelo exercício de funções governativas por quase duas décadas e porque se não dispôs a aceitar nova candidatura a Deputado em 1961.
Continuou por isso a sua actividade parlamentar como procurador à Câmara Corporativa até à hora da morte.
Nomeado, entretanto, presidente do Supremo Tribunal Administrativo, exerceu o cargo até atingir o limite de idade, em 1970.
Não se conformou, porém, com o limite de idade imposto pela lei e reiniciou activamente a sua actividade de advogado, sem prejuízo de uma intensa intervenção em matéria social, particularmente no que concerne à arbitragem.
Eis a traços largos a longa, intensa e multiforme carreira de Joaquim Trigo de Negreiros, a que o País, o Regime e os seus contemporâneos ficam a dever os mais assinalados serviços,...

O Sr. Veiga de Macedo: - Muito bem!

O Orador: - ... uma dedicação sem limites,...

O Sr. Veiga de Macedo: - Muito bem!

O Orador: - ... uma actuação fecunda, uma vida devotada ao serviço dos outros.

Vozes: - Muito bem! Muito bem!

O Orador: - Mas a sua vida constitui exemplo de virtudes, de amor, de fé.
Virtudes ancestrais que o cadinho trasmontano moldou, que o meio rural plasmou, que a vida seriamente vivida marcou.
Amor que intensamente dedicou ao seu semelhante, particularmente ao mais modesto,...

O Sr. Veiga de Macedo: - Muito bem!

O Orador: - ... que acrisoladamente doou aos seus conterrâneos, que entranhadamente consagrou à sua terra, que transbordantemente derramou pelos seus inúmeros amigos.

O Sr. Veiga de Macedo: - Muito bem!

O Orador: - Fé nos destinos do seu País, da sua terra, da humanidade, mas também do ideário político que abraçou,...

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - ... das tarefas a que se dedicou, do Regime que devotadamente serviu.
A excelência do seu carácter, a firmeza e constância dos seus ideais, o seu optimismo salutar que contagiava, a moderação das suas atitudes, a humildade sóbria e profundamente humana que evidenciava,...

O Sr. Veiga de Macedo: - Muito bem!

O Orador: - ... a magnanimidade da sua alma grande, aberta e sempre fiel às suas amizades,...

O Sr. Veiga de Macedo: - Muito bem!

O Orador: - ... impuseram Joaquim Trigo de Negreiros à consideração, respeito, estima e admiração de quantos com ele lidaram,...

O Sr. Veiga de Macedo: - Muito bem!

O Orador: - ... independentemente dos seus credos políticos ou religiosos, do seu nível social ou cultural.

Vozes: - Muito bem!