O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 I SÉRIE - NÍMERO 1

Vozes do PS: - Então deixo o povo de Lisboa decidir?

O Orador: - Quanto às coligações com PCP de dizer o seguinte aponte o Sr. Deputado António Guterres onde e quando é que o PSD fez alguma coligação formal com o PCP.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr António Guterres (PS) - Permite-me?

O Orador - Pode responder.

O Sr. António Guterres (PS): - E que os senhores só fazem coligações envergonhadas com Partido Comunista Português.

Risos do PS.

O Orador: - Ó Sr. Deputado apetecia-me dizer-lhe uma coisa mas sou capaz de não dizer mas sempre direi nos somos uns envergonhados e os senhores uns sem
vergonha.

Aplausos do PSD.

E não a deixar andar sem uma palavra no que diz respeito ao Sr. António Guterres depois da sua visita à Madeira que aquilo que aqui referiu contra os governos, profundamente injusto...das regiões insulares profundamente injusto O senhor não compreendeu o povo das regiões insulares não foi capaz de compreender o sentir daquela gente, ... que efectivamente aquelas duas regiões autónomas sejam regiões sociais democratas e por muitos esforços que façam nunca mais deixarão de o ser.

Aplausos do PSD.

O Sr. Deputado Carlos Brito disse que iria fazer um protesto sereno.

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Sereníssimo!

O Orador: - Eu pergunto a mim próprio o que se a se não fosse sereno.

Risos do PSD.

Efectivamente o Sr. Deputado Carlos Brito como é usual.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Posso interrompê-lo Sr. Deputado?

O Orador: - Tenha a bondade!

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Sr. Deputado sereno nas ideias nas e pressões nos conceitos mas o na forma e na expressão.

Risos do PSD.

O Orador: - Bom fiquemos então que o protesto foi sereno nas ideias e o na formulação?
O Sr. Deputado suponho que praticamente sem querer que no calor da discussão respondeu-me gravemente na medida em que disse que a minha intervenção aqui lembra a outras intervenções feitas antes do dia 25 de Abril de 1974 e pediu-me para ler essas intervenções. De o dizer que nem nessa altura perdia tempo a lei esses discursos quanto mais hoje. Não vou lê-los pois interessa-me o futuro e não aquilo que esta para trás.

Aplausos do PSD.

Devo dizer-lhe que a minha reacção ... Disse que a minha intervenção ... anticomunista mas não é pois nunca fui um primário anticomunista e demonstrei-o ao longo de uma vida inteira. No tempo da antiga senhora dei a minha cara e a minha defesa nos tribunais políticos a muitos dos vossos camaradas e nunca fiz qualquer diferenciação entre comunistas e outros oposicionistas não comunistas. Sr. Deputado continuo a pensar e suponho que comigo toda a C ima a que n desde aquela ponta até aquela ponta dal que democracia livre e pluralista e uma democracia com do Partido Comunista é totalmente diferente na democracia. Os senhores e que se apropriam da palavra democracia usurpam a palavra democracia porque a democracia não é nada daquilo que pensam nada daquilo que dizem Democracia, e a da RDA da Albânia da Coreia do Norte? Eu não queria estar aqui a lembrar aquilo que disse o vosso secretário geral pois disse que se estivesse o Poder local ... com este Parlamento pura e simplesmente.

Vozes do PCP: - É falso!

O Orador: - Já sei que é falso tudo aquilo que digo é falso!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Ele é contra isto.

O Orador: - Só quis demonstrar e creio-o que o demonstrei que para aqueles que entende a verdade a liberdade e a democracia livre e pluralista como eu entendo foi a diferença que existe entre a democracia do povo ocidental e a democracia de pós ocidental com ...
Ora essa função é que não me parece que da mesma panela não ferve nem dá uma boa sopa, nem um bom caldo não da nem pode dar.
Diz o Sr. Deputado que nós estamos num isolamento confortável.

0 Sr. Carlos Brito (PCP): - Desconfortável!

O Orador: - Isolamento desconfortável!
A esse respeito dir-lhe-ei só o seguinte mais vale só do que mal acompanhado.

Aplausos do PSD.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - É o orgulhosamente sós.

O Orador: - Sr Deputado a semelhança daquilo que a gente está a ver e se passa lá por fora fique-se com este conselho que não vale nada nem representa nada comecem mas é a pensar em mudar de nome.

Aplausos do PSD.

Protestos do PCP.