O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

240 I SÉRIE-NÚMERO 8

A Sr.ª Presidente: - Queira terminar Sr. Deputado.

O Orador: - Acerta estratégias com as centrais sindicais e não se coíbe mesmo de ir à sede da CGTP trocar galhardetes anti-sociais democratas

O Sr. José Magalhães (PCP): - Que horror! É um inferno!

O Orador: - Alia-se a tudo e a todos que sejam contra o PSD, que detestem o Primeiro Ministro, que tenham qualquer afinidade com o laranja. O CDS é hoje um pequeno partido dilacerado por divisões e pela proliferação de pequenos baronatos.
O CDS tornou-se num partido divertido e imprevisível que dá colorido à vida política portuguesa. Será com profundo pesar que a continuar com as actuais liderança e estratégia - esperemos que não! - o CDS nos privará do convívio.

A Sr.ª Presidente: - Queira terminar Sr. Deputado.

O Orador: - Será com profundo pesar.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Por isso é que vocês queriam a AD no Porto com o patrocínio gratuito do CDS.

O Orador: - Sr. Presidente gostaria de terminar se me deixassem.

Protestos do CDS e do PCP.

A Sr.ª Presidente: - Srs. Deputados, solicito que se faça o silêncio indispensável para que possamos prosseguir os trabalhos.

O Orador: - Como estava a dizer, será com profundo pesar que a continuar com as actuais liderança e estratégia o CDS nos privará do conjunto dos seus simpáticos e competentes deputados na próxima legislatura.
O PRD merece a atenção que merecem todos os que acreditando num projecto, lutam por ele até à última gota de sangue. Faço votos para que alguns portugueses continuem a acreditar no PRD e se possível sejam todos lisboetas.

Risos

Tem-no com umas breves referências ao PCP. Último bastião do estalinismo, resiste estoicamente aos ventos da Glasnost e da Perestroika. A sua rápida e imediata decadência era contudo inevitável não fora o balão de oxigénio facultado pelo Dr. Jorge Sampaio com a coligação. Por Lisboa.
Mas Srs. Deputados comunistas uma vez esse balão consumido VV. Ex.ªs terão de afrontar mais dia menos dia a oposição dos que no vosso seio já começaram a clamar por democracia e posteriormente clamarão pelo esquecimento da doutrina política que os guia e está a ser progressivamente abandonada em todo o mundo.

Protestos do PCP.

O PCP talvez não desapareça, talvez nem interesse que isso aconteça, pois dessa forma, Portugal poderá passar a possuir um atractivo suplementar para todos os que nos visitam.

A Sr.ª Presidente: - Sr. Deputado, peço-lhe que termine.

O Orador: - Sr. Presidente, faltam apenas dois parágrafos.

Vozes do PCP e do PS: - Já ultrapassou largamente os 10 minutos.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Fala, fala, fala.

A Sr.ª Presidente: - Srs. Deputados peço silêncio para que o Sr. Deputado que está no uso da palavra possa terminar.

O Orador: - Vou terminar se me deixarem, Sr.ª Presidente.
O PCP talvez não desapareça, talvez nem interesse que isso aconteça, pois dessa forma Portugal poderá passar a possuir um atractivo suplementar para todos os que nos visitam, a possibilidade de conhecer um pequeno partido desacreditado, sem influência política, mas albergando uma das espécies humanas em maior risco de extinção - o ultra estalinista.

Protestos do PCP.

Para terminar, Srs. Deputados das oposições, reafirmo em nome do Grupo Parlamentar do PSD o total e completo apoio dos nossos deputados ao governo de Cavaco Silva na convicção

Vozes do PS e do PCP: - Ah!

O Sr Narana Coissoró (CDS): - Nunca mais se cala!

A Sr.ª Presidente: - Sr. Deputado, o tempo para produzir a sua declaração política era de apenas 10 minutos. Esse tempo já foi largamente excedido queira pois terminar Sr. Deputado.

O Orador: - Sr. Presidente estou a tentar há 10 minutos debaixo da arruaça do PCP e dos ditames do Sr. Deputado Narana Coissoró ler dois parágrafos. Portanto penso que é absolutamente pertinente que me deixe terminar.

A Sr.ª Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Orador: - Para terminar, Srs. Deputados das oposições reafirmo em nome do Grupo Parlamentar do PSD o total e completo apoio dos nossos deputados ao governo de Cavaco Silva.

Protestos do PCP.

O Sr Narana Coissoró (CDS): - Se fosse o Narana Coissoró, já o tinham mandado calar há muito tempo.

O Orador: - na minha convicção

Protestos do PCP e do CDS.

A Sr.ª Presidente: - Srs. Deputados, repito o apelo que fiz no sentido de que se faça silêncio para que o Sr. Deputado possa terminar.
Sr. Deputado, embora o tempo dos apartes desconte no tempo global do PSD uma vez que estão previstos para as declarações políticas 10 minutos, peço-lhe que termine.