O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

244 I SÉRIE-NÚMERO 8

O Orador: - Quanto à interferência ou não na vida interna dos outros partidos, peço à Sr.ª Presidente que mande fotocopiar o debate que foi suscitado nesta Assembleia, quando o Sr. Deputado Carlos Macedo abandonou o PSD e que o ofereça aos Srs. Deputados do CDS.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Peçam desculpa que vos fica bem!

O Sr. Basílio Horta (CDS): - Não abrimos a boca!

A Sr.ª Presidente: -Tem a palavra para pedir esclarecimentos, o Sr. Deputado José Lello.

O Sr. José Lello (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: É importante que o início deste debate se tenha dado entre o Sr. Deputado Luís Filipe Meneses e os democratas cristãos, porque efectivamente o Sr. Deputado veio aqui demonstrar, que embora tardio era um convertido, era um crente. Isso é uma questão do foro de VV. Ex.ªs e podem discutir isso muito bem.
O que duvido é que o Prof. Cavaco Silva demonstre as virtudes cristãs que permitam manter ali o Sr. Deputado na próxima legislatura, mas isso é outra questão.

O Sr. Duarte Lima (PSD): - O seu lugar também está em risco.

O Orador: - Sr. Deputado Luís Filipe Meneses, contrariamente a outros Srs. Deputados, quero dizer-lhe que entendo perfeitamente a sua intervenção. No fundo veio falar sobre a moção de censura, quer dizer V. Ex.ª quis aqui dizer tudo aquilo que o não deixaram dizer durante o debate da moção de censura. É verdade que este discurso é dejà vu e perdoe-me Sr. Deputado, sabe que o considero e considero que tem valor para fazer algo de muito melhor mas veio fazer este discurso de um barroquismo provinciano e como deputado europeu devia fazer melhor.

O Sr. Silva Marques (PSD): - E o Sr. Deputado veio ajudar.

O Orador: - Percebo o porquê, porventura essa intervenção tinha a ver com razões de equilíbrio interno e é sabido como vai nessa bancada, designadamente nessa direcção do grupo parlamentar, há outros concorrentes a carros pretos oficiais
Entende-se pois, que VV. Ex.ªs queiram fazer aqui esta saudação ao Governo porque de facto por ali a concorrência é difícil, e eu sei que V. Ex.ª Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do PSD tem moderado esses equilíbrios com um grande savoir faire desculpe-me o galicismo.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Exacto!

O Orador: - Todavia o Sr. Deputado foi melhor que outros porque...

O Sr. Montalvão Machado (PSD): - Dá-me licença que o interrompa, Sr. Deputado?

O Orador: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Montalvão Machado (PSD): - Era só para dizer a V. Ex.ª que não é um grande savoir faire, é un grand savoir faire.

isos do PSD.

O Orador: - Sim, Sr. Deputado. Eu também não diria que V. Ex.ª é um grande leader mas é um grande líder.

Risos do PS e do PCP.

V. Ex.ª veio aqui defender o Governo mas não aprofundou as múltiplas incompetências que efectivamente foram aqui salientadas durante o debate da moção de censura.
Falou da falta de transparência, mas o Sr. Deputado conhece perfeitamente por exemplo o caso do Ministério da Saúde, disse também que quem não deve não teme, mas por ventura a Sr.ª Ministra da Saúde deve explicações ao País, pois este não entende como é que no Ministério da Saúde se perdem papéis e não se dão
explicações ao País, sobre questões extremamente gravosas.
O Sr. Deputado também não falou de como é que o Sr. Ministro das Finanças perdeu 913 milhões de contos que nos sacou a mais a todos nós em impostos para distribuir apenas por alguns. Enfim o Sr. Deputado reescreveu a história.
De qualquer forma uma coisa tem de se lhe reconhecer, é que embora esquecendo o seu empenhamento na candidatura do Prof. Freitas do Amaral veio aqui defender o Dr. Mário Soares. Mas uma coisa não fez, não veio assacar para o PSD a vitória do PSOE porque essas questões do foro humorístico VV. Ex.ªs sabem-nas gerir muito bem, atribuindo-as ao Sr. Deputado Silva Marques.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Isso é comigo não se meta no assunto.

A Sr.ª Presidente: - Sr. Deputado Luís Filipe Meneses deseja responder já ou no fim dos pedidos de esclarecimento?

O Sr. Luís Filipe Meneses (PSD): - Respondo no fim Sr.ª Presidente.

A Sr.ª Presidente: - Com certeza, Sr. Deputado. Tem a palavra para pedir esclarecimentos o Sr. Deputado António Guterres.

O Sr. António Guterres (PS): - Sr. Deputado Luís Filipe Meneses, devo dizer-lhe que tive hesitações.

O Sr. Silva Marques (PSD): - A hesitação é o princípio do pensamento.

O Orador: - sobre se deveria tomar a sua intervenção a sério ou a brincar. Se a tomasse a brincar responder-lhe-ia à semelhança da Rádio Tirana que começava e terminava as suas mensagens dizendo bom dia e boa noite camarada Enver Hoxa.

Risos do PS.

A sua intervenção deveria ter começado por bom dia companheiro Cavaco Silva e terminado da mesma maneira.