O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

246 I SÉRIE-NÚMERO 8

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Nem estamos à espera de o enviar.

O Orador: - Mas já agora se andam a pôr isso nos jornais, talvez não ficasse mal ser coerente e mandar um chequezinho. De maneira que vamos ficar à espera dessa coerência, porque uma das minhas grandes dificuldades tem a ver exactamente com as finanças.

Risos do PSD.

O Sr. José Lello (PS): - E os cartazes?

O Sr. Silva Marques (PSD): - O PS vai enviar qualquer coisa.

A Sr.ª Presidente: - Srs. Deputados, lembro aos lideres dos grupos parlamentares que a reunião de lideres está marcada para as 17 horas e será realizada no Gabinete do Sr. Presidente.

O Sr António Guterres (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

A Sr.ª Presidente: - Faça favor.

O Sr. António Guterres (PS): - Sr. Presidente, quero solicitar um ligeiro adiamento dessa reunião, uma vez que o Sr. Deputado Luís Filipe Meneses vai naturalmente referir-se ao meu pedido de esclarecimento pelo que não queria abandonar agora os trabalhos.

A Sr.ª Presidente: - Com certeza, Sr. Deputado.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

A Sr.ª Presidente: - Faça favor.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, quero apenas compreender por que é que o tempo do PRD não foi descontado enquanto o do meu partido PSD foi.

Risos

A Sr.ª Presidente: - A Mesa vai procurar saber o que se passa.

O Orador: - É uma questão de prática de democracia.

A Sr.ª Presidente: - mas deve ser um problema com o quadro electrónico. Iremos averiguar.
Para responder se assim o desejar, tem a palavra, o Sr. Deputado Luís Filipe Meneses.

O Sr. Luís Filipe Meneses (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Começo por agradecer as perguntas que me colocaram e que me satisfizeram particularmente pela forma como me foram postas, o que demonstra que a serenidade democrática ainda é prevalecente no PS e no PRD o que não acontece noutras áreas políticas por razões de desespero que nós muito bem compreendemos.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado Hermínio Martinho afirma que tem passeado pelo País e constatado algum descontentamento em relação à maioria do PSD que não se reduz ao eleitorado socialista, Comunista, ou das oposições, mas que abrange mesmo o eleitorado do PSD. Sabemos isso, Sr. Deputado Hermínio Martinho se não teríamos tido nas eleições europeias 51 %de votos e neste momento as sondagens continuar-nos-iam a dar essa mesma percentagem de votos. Sabemos isso e achamos perfeitamente aceitável a partir do momento em que compreendemos que o governo do PSD tem feito transformações profundas na sociedade portuguesa cuja compreensão no curto prazo por alguns sectores atingidos não é imediata. Porém temos esperança de que esse descontentamento seja transitório a partir do momento em que as reformas que temos vindo a desenvolver comecem a ser compreendidas melhor e a dar frutos no dia a dia.

Vozes do PSD: - Exacto!

O Orador: - E temos algumas razões para acreditar que assim seja, porque se assim não for como explicar que por exemplo a grande sondagem nacional que foram as eleições para o Parlamento Europeu - e admito que tenha sido uma sondagem nacional - venha a ser sucessivamente acrescida com novas intenções de voto como aconteceu nas sondagens publicadas no último fim de semana em diversos meios de comunicação social. E a constatação na prática de que esse descontentamento pode ser visto como transtorno e de que temos todas as razões para confiar na possibilidade de podermos recuperar essas franjas do eleitorado e perspectivar uma nova maioria em 1991.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Deputado José Lello, V. Ex.ª afirmou que a minha intervenção tinha sido uma oportunidade dada pela minha bancada a fim de manter determinados equilíbrios internos já que não a poderia ter feito aquando da moção de censura de há 15 dias. Remeto-lhe o cumprimento e digo lhe também que desta feita V. Ex.ª teve oportunidade de pedir esclarecimentos certamente não para preservar equilíbrios internos, coisa que não teve oportunidade de fazer aquando da moção de censura de há 15 dias.

O Sr. José Lello (PS): - Dá-me licença que o interrompa, Sr. Deputado?

O Orador: - Faça favor.

O Sr. José Lello (PS): - Só com uma diferença, não aspiro a um carro preto oficial.

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Aspira a dois.

O Orador: - Sr. Deputado José Lello, isso é muito mau pois penso que devia aspirar o que demonstra que VV. Ex.ªs ainda pensam estar longe do Poder durante
muitos anos.

Aplausos do PSD.

Muito brevemente e quanto ao deja vu se por razões que V. Ex.ª considera pertinentes, parte do meu discurso foi repetitivo em relação a alguns da minha bancada de passado recente, isso advém de termos de responder