O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 DE JUNHO DE 1990 3011

Lembro-lhe que essa questão diz, fundamentalmente, respeito aos cidadãos da cidade que elegeu o Sr. Dr. Fernando Gomes para presidente da Câmara do Porto.

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - Se estes estio satisfeitos com o seu presidente, penso que as suas palavras também os visam, uma vez que elas visam os eleitores que aceitam os actos de que o senhor o acusou. Se eles não estão satisfeitos, elas fazem sentido, com certeza, mas terão de coonestar-se com o aval de representarem o repúdio dos eleitores de Fernando Gomes pelas acusações que lhe fez.
Devo dizer-lhe que, pessoalmente, acho o Sr. Euro-deputado Fernando Gomes muito interessante, porque ele até toca e canta bem, pronto! Acho que um presidente que toca e canta bem é capaz de ter mais valor do que muitos políticos.

Aplausos e risos do PS e do CDS.

A Sr.ª Presidente: - Para responder, se assim o desejar, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Coelho.

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - Sr.ª Deputada Natália Correia, V. Ex.ª começa por aconselhar-me a não fazer citações do dito e não dito, porque considera isso como um mau princípio.

A Sr.ª Natália Correia (PRD): - Considero eu e todo o País!

O Orador: - Sr.ª Deputada Natália Correia, isso levar-nos-ia ao máximo da impunidade. Não estou a desenterrar citações arqueológicas do século passado ou de há 20 anos, estou a referir declarações de Julho, de Outubro e de Dezembro do ano passado e de Março e Abril deste ano. S r. º Deputada Natália Correia, se não pudermos responsabilizar os políticos por aquilo que disseram ontem, quando hoje fazem o contrário, o que será do nosso regime democrático? O que será da responsabilização das instituições?

Aplausos do PSD.

A Sr.ª Deputada Natália Correia pergunta-me ainda onde é que estão os protestos dos eleitores?

Sr.ª Deputada, leia as páginas dos jornais e, com certeza, não vai dizer-me que quem escreve nas colunas de opinião só a «bater» no Dr. Jorge Sampaio ou no Dr. Fernando Gomes são pessoas do PSD. A Dr.ª Glória Padrão, que era, até há pouco tempo, militante do PRD...

Protestos do PS.

A Sr.ª Edite Estrela (PS): - Veja as páginas dos jornais, falam tudo sobre o PSD!

O Orador: - Srs. Deputados, «assim não vale!» Um de cada vez! A Sr.ª Deputada Edite Estrela, se quiser, depois inscreve-se e intervém!

A Sr.ª Presidente: - Srs. Deputados, solicito que façam silêncio, porque, realmente, neste momento, não estão criadas as condições necessárias para podermos prosseguir com o debate.
Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Orador: - Mas, como eu estava a dizer, a Dr.ª Glória Padrão, tanto quanto presumo, é insuspeita de pertencer ao PSD.
É também muito pouco verosímil que Vicente Jorge Silva pertença ao PSD. O candidato do PRD à Câmara do Porto, que escreveu um artigo sobre esta matéria ainda hoje publicado num jornal, também não é social-democrata.
Sr.ª Deputada Natália Correia, a senhora que escreve muito bem, leia também bem -é este pedido que lhe faço -, vá aos jornais e veja as dezenas de cartas..., olhe, fale com o responsável dos serviços do Parlamento Europeu, que se encontra no Centro Jean Monet, que ele logo lhe dirá as centenas de telefonemas que recebe todos os dias de pessoas a protestarem contra esta situação.

Aplausos do PSD.

Para terminar, gostaria apenas de fazer duas considerações finais. Uma delas pretendi há pouco fazê-la quando me dirigia ao Sr. Deputado Carlos Lage, mas não me foi possível por ter esgotado o tempo de que dispunha.
De facto, penso que o Sr. Dr. Fernando Gomes talvez conseguisse defender melhor a sua posição, que sob o ponto de vista dos princípios, na nossa opinião, é insustentável, se não ganhasse o salário de deputado europeu. Nesta base é completa e politicamente insustentável.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - A outra é para dizer que concordo, ou melhor, sou capaz de concordar com a última coisa que a Sr.ª Deputada Natália Correia disse, quando teve a gentileza de pedir esclarecimentos. Na verdade, talvez seja esse o grande problema dos dirigentes do Partido Socialista: tocam e cantam muito bem, mas governam como se vê!

Aplausos do PSD.

A Sr.ª Natália Correia (PRD): - Sr.ª Presidente, peço a palavra para um protesto.

Vozes do PSD: - Não pode!

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Não pode, não pode!

A Sr.ª Natália Correia (PRD): - Sr. Deputado Duarte Lima, o senhor é um gentleman, não seja um machista parlamentar!

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Pode-se defender, tem é de utilizar a figura regimental correcta!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr.ª Deputada, utilize a figura da defesa da honra e consideração!

A Sr.ª Natália Correia (PRD): -Ora v6 como ele é!... No entanto, é ele que tem a fama e V. Ex.ª, Sr. Deputado Duarte Lima, é que tem o proveito!

Risos gerais.

Mas eu vou falar!

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Sr.ª Deputada, defenda-se!