O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2184 I SÉRIE - NÚMERO 62

rem ter realmente esta pluralidade, uma vez que, pelo menos na Comissão de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, não temos por hábito fazer turismo! ...
Em relação às dúvidas que aqui se levantaram sobre o debate do Livro Branco, que eu saiba, e sou muito atenta na Comissão de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, não há qualquer pedido de debate ou de vinda à Comissão, quer do Sr. Ministro quer do Presidente da Comissão do Livro Branco, que não tenha tido acolhimento. O Sr. Presidente da Comissão do Livro Branco já teve ocasião de vir à Comissão de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social prestar os esclarecimentos que esta entendeu pedir-lhe.
Por último, Sr. Presidente, está em preparação um seminário, que, espero, seja presidido por V. Ex.ª com a dignidade que o assunto merece, a realizar-se brevemente na Sala do Senado e que fará naturalmente o ponto da situação, que a todos preocupa.
Este debate, feito ao nível internacional, deve dar-nos um sentido de responsabilidade para as decisões que importa tomar e o Governo, diga-se em abono da verdade, tem estado sempre disponível e os Deputados do PS que fazem parte da Comissão de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social estão não só disponíveis como motivados para manter este debate com toda a frontalidade e abertura. Tal não aconteceu no passado, mas nós fazemos ponto de honra que agora se faça, quer no plano interno quer no plano internacional.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada Elisa Damião, não sou eu quem impõe as restrições. É o orçamento que tenho de gerir, e às vezes com muita pena.
Quanto ao seminário, já que não fui no passado seminarista, ultimamente, tenho-o sido frequentes vezes, pelo que pode contar comigo, Sr.ª Deputada.

O Sr. António Rodrigues (PSD): - Peço a palavra para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. António Rodrigues (PSD): - Sr. Presidente, utilizo a figura regimental da interpelação para secundar, perante V. Ex.ª, aquilo que a Sr.ª Presidente da Comissão de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social acabou de dizer relativamente à participação plural.
Para concluir, gostaria só de informar a Sr.ª Deputada Elisa Damião, através de V. Ex.ª, Sr. Presidente, que, tal como já disse, o PSD tem intenção de convidar representantes da Comissão do Livro Branco, principalmente depois das notícias que a comunicação social hoje divulgou sobre as divergências dentro da própria Comissão. Portanto, reitero essa nossa intenção, que, aliás, transmitimos partidariamente à própria Comissão.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, a próxima reunião plenária realiza-se amanhã, a partir das 15 horas, e terá um período de antes da ordem do dia, do qual consta um debate de urgência, requerido pelo PS, sobre a reforma dos portos, e um período da ordem do dia, com a discussão conjunta, na generalidade, do projecto de lei n.º 89/VII (PSD) e da proposta de lei n.º 73/VII, a discussão, na generalidade, da proposta de lei n.º 74/VII e a discussão conjunta, também na generalidade, da proposta de lei n.º 75/VII e do projecto de lei n.º 308/VII (PCP). Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 05 minutos.

Entraram durante a sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Socialista (PS):

Artur Clemente Gomes de Sousa Lopes.
José António Ribeiro Mendes.
Jovita de Fátima Romano Ladeira Matias.
Miguel Bernardo Ginestal Machado Monteiro Albuquerque.
Sérgio Paulo Mendes de Sousa Pinto.

Partido Social Democrata (PSD):

Eduardo Eugénio Castro de Azevedo Soares.
Fernando Manuel Alves Cardoso Ferreira.
Maria Luísa Lourenço Ferreira.
Maria Manuela Dias Ferreira Leite.
Pedro Augusto Cunha Pinto.
Pedro Manuel Mamede Passos Coelho.
Rui Fernando da Silva Rio.

Partido do Centro Democrático Social - Partido Popular (CDS-PP):

Luís Afonso Cortez Rodrigues Queiró.

Partido Comunista Português (PCP):

João António Gonçalves do Amaral.
Maria Luísa Raimundo Mesquita.

Faltaram à sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Socialista (PS):

Agostinho Marques Moleiro.
Carlos Alberto Dias dos Santos.
Francisco Fernando Osório Gomes.
Francisco José Pereira de Assis Miranda.
João Rui Gaspar de Almeida.
Luís Pedro de Carvalho Martins.
Manuel Alberto Barbosa de Oliveira.
Manuel Francisco dos Santos Valente.
Maria do Carmo de Jesus Amaro Sequeira.
Mário Manuel Videira Lopes.
Paula Cristina Ferreira Guimarães Duarte.
Pedro Ricardo Cavaco Castanheira Jorge.
Raúl d'Assunção Pimenta Rêgo.
Rui do Nascimento Rabaça Vieira.

Partido Social Democrata (PSD):

João Álvaro Poças Santos.
Luís Filipe Menezes Lopes.

Partido do Centro Democrático Social - Partido Popular (CDS-PP):

António Afonso de Pinto Galvão Lucas.
Armelim Santos Amaral.
Manuel Fernando da Silva Monteiro.

Partido Comunista Português (PCP):

Carlos Alberto do Vale Gomes Carvalhas.
João Cerveira Corregedor da Fonseca.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL.