O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

976 I SÉRIE-NÚMERO 28

A Oradora: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Como eu dizia, o novo tarifário das telecomunicações é enganador, porque mistura realidades que não são misturáveis: uma proposta de preços e uma reestruturação geográfica do sistema. E é com base nesta mistura que engana os consumidores. E os consumidores, é bom que se diga, pois o próprio Presidente da Telecom o assume, são aqueles 83% massacrados com custos imputáveis a deficiências do sistema.
Portanto, são estes mesmos consumidores do País, que têm o tarifário mais obsoleto, mais injusto e desequilibrado, que são o universo a quem estas mudanças se destinam.
Por isso - e vou concluir -, penso que este debate teve a riqueza de provar a fragilidade da posição do Governo, o seu autoritarismo e o seu desrespeito total não só pelos direitos dos consumidores como também pelo bem-estar das famílias portuguesas.

Aplausos de Os Verdes e do PCP.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, visto não haver mais inscrições, dou por terminado o debate de urgência sobre os aumentos dos preços dos serviços públicos, em, particular aos aumentos de preços da energia eléctrica e dos telefones.
Informo a Câmara de que deram enteada na Mesa dois votos, que teremos de votar, um de congratulação e outro de saudação e solidariedade, ambos do PSD.
Assim, peço ao Sr. Secretário o favor de ler, primeiro, o voto de congratulação e, depois, o de saudação e solidariedade.

O Sr. Secretário (Artur Penedos). - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto n.º 96/VII - De congratulação pela distinção atribuída a Eusébio pela FIFA como um dos doze melhores futebolistas de todos os tempos, apresentado pelo PSD, é do seguinte teor:

O cidadão Eusébio da Silva Ferreira atingiu na sua carreira como desportista o justo título de melhor jogador de futebol português e é considerado a nível mundial como um dos melhores jogadores de sempre.
Efectivamente, tanto ao serviço dos clubes por onde passou como ao serviço da selecção nacional, Eusébio mostrou a sua enorme valia técnica que, aliada a um alto espírito de desportivismo, lhe granjeou fama a nível mundial.
Portugal já reconheceu por várias vezes o contributo inestimável que Eusébio deu ao desporto nacional e à afirmação do nosso país no mundo, atribuindo-lhe as mais altas condecorações, em que se destaca o Colar de Honra de Mérito Desportivo.
Há poucos dias, o organismo que superintende o futebol a nível mundial - a FIFA - decidiu distinguir Eusébio como um dos doze melhores futebolistas de todos os tempos, os primeiros * a entrar no futuro Museu Mundial do Futebol.
Assim, a Assembleia da República congratula-se com esta justa distinção, que integra definitivamente o nome de Eusébio no álbum de ouro do futebol mundial, honrando e prestigiando a imagem de Portugal.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tetra a palavra o Sr. Deputado Castro de Almeida. Dispõe para o efeito de 3 minutos.

O Sr. Castro de Almeida (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Há poucos dias, a FIFA, que é a instituição máxima do futebol mundial, resolveu distinguir o cidadão português Eusébio da Silva Ferreira como um dos melhores 10 jogadores de sempre em todo o mundo.

Vozes do PS: - 11 !

O Orador: - Um dos melhores 10 jogadores vivos!
Foi um acto de justiça da FIFA, que tem de ser salientado pela Assembleia da República, porque esta distinção da FIFA representa um motivo de orgulho para os portugueses e um motivo de prestígio para Portugal.
Eusébio é, seguramente, o português mais conhecido em todo o mundo. No plano interno, foi o herói de muitas tardes de centenas de milhares de portugueses e não falo das noites porque, nesse tempo, não era uso jogar-se à noite.
Quer no plano desportivo, quer no plano pessoal, Eusébio é uma referência para todo o desporto nacional. É um homem dotado de uma simpatia pessoal contagiante, de um sentido de fair play de desportivismo, que é exemplo para todos os jovens desportistas portugueses, e um defensor da verdade desportiva em todas as ocasiões. E, por isso, ele é digno de ser apresentado aos jovens, às jovens gerações de desportistas, como um exemplo a seguir.
Este prémio da FIFA tem em vista reconhecer, segundo ela própria, o talento, a personalidade e o desportivismo.

O Sr. João Carlos da Silva (PS): - Muito bem!

O Orador: - Sobre o talento, não sou o mais colocado para falar, mas é inegável que ele é unanimemente reconhecido, mas a propósito quer das suas qualidades pessoais quer do seu desportivismo muitos de nós somos testemunhas desse facto.
Por isso, Sr. Presidente e Srs. Deputados, propomos à Câmara um voto de congratulação pela decisão da FIFA e de reconhecimento ao cidadão Eusébio por quanto ele representa de promoção da imagem de Portugal no mundo e por quanto ele representa de promoção dos valores do desporto aos mais jovens.
Eusébio tem qualidades humanas e pessoais singulares, é um cidadão simples, emotivo, capaz de actos heróicos no plano desportivo e capaz de chorar frente às câmaras de televisão, como todos nos lembramos quando Portugal se despediu do Mundial de Inglaterra.
Por todas estas razões, propomos este voto de congratulação, para registar este facto único na história do desporto português.

Aplausos do PSD e do PS.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Baptista.

O Sr. Pedro Baptista (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Partido Socialista é um partido motivado para o desporto,...

Risos.

... dando-lhe particular importância quando a ele se associam os símbolos nacionais, através dos quais o País é conhecido em todo o mundo.

Vozes do PS: - Muito bem!