O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1076 I SÉRIE-NÚMERO 29

Protestos do PS.

Os portugueses dir-lhe-ão, certamente, com razão ou sem ela, perante mais este exemplo vergonhoso que, ao menos, tive a coragem de denunciar aqui,...

O Sr. José Magalhães (PS): - A desfaçatez!...

O Orador: - ... que são sempre alguns a conseguirem tudo e é sempre a generalidade dos portugueses que tem dificuldade em obter alguma coisa. Faça esta experiência e, depois, vai ver se tem coragem de voltar aqui a dizer aquilo que acabou de dizer.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Srs. Deputados, informo que assistem a esta reunião plenária 37 alunos da Escola Secundária António Gedeão, de Almada. Aplausos para estes alunos, de uma escola que tem o nome de um grande poeta português.

Aplausos gerais, de pé.

Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Sílvio Rui Cervan.

O Sr. Acácio Barreiros (PS): - É sobre os cabeças de lista?!...

O Sr. Sílvio Rui Cervan (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Luís Marques Mendes, vê-se, nota-se, pelo semblante dos Srs. Deputados do Partido Socialista,...

Risos do PS.

... dos 112 Deputados do Partido Socialista, que a alegria que têm pelo facto de terem gasolina mais barata não corresponde às preocupações de 10 milhões de portugueses, que têm hoje uma saúde e uma justiça piores.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD); - Muito bem!

O Orador: - Infelizmente, esta prática a que o Partido Socialista já nos habituou é sempre igual: beneficiar muito muito poucos e prejudicar muitíssimo quase todos os portugueses.
O Sr. Deputado teve aqui uma intervenção...

O Sr. Manuel Varges (PS): - «Brilhante»!...

O Orador: - ... muito dura e muito dura, sobretudo, com o Sr. Procurador-Geral da República.

O Sr. Manuel Varges (PS): - Ah!...

O Orador: - Por isso, pergunto-lhe: se fosse V. Ex.ª o responsável pela tutela, que atitude teria para com o Procurador-Geral da República?
Aproveito esta minha intervenção para dizer que, lamentavelmente, o período de antes da ordem do dia tem lugar, sem férias e sem interregnos, 56 dias depois do último período de antes da ordem do dia,...

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

Vozes do PSD: - Uma vergonha!

O Orador: - ... o que significa que o Partido Socialista conseguiu ter crises internas, crises no País, manifestações e referendos sem um único debate nesta Assembleia. Foram 56 dias em que o Partido Socialista, em algumas circunstâncias em conluio com o Partido Comunista, conseguiu calai os partidos da oposição ou, pelo menos, tentou calar, nesta Assembleia, os partidos que são verdadeiramente oposição a este mau Governo do Partido Socialista.

Aplausos do CDS-PP.

Vozes do PSD: - É a censura!

O Sr. Manuel Varges (PS): - Mais valia estar calado!

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Marques Mendes.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Vai ter muita dificuldade em responder!

O Sr. José Magalhães (PS): - Basta agradecer!

O Sr. Luís Marques Mendes (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Sílvio Rui Cervan, como é meu timbre, vou directo às questões que colocou.

O Sr. Ricardo Castanheira (PS): - Se quiserem, nós saímos!...

O Orador: - O Sr. Deputado perguntou, em face do comportamento aqui denunciado, o que é que faria, se tivesse responsabilidades políticas no Governo. Respondo-lhe de uma forma muito directa: se fosse, por exemplo, Ministro da Justiça, tenho a convicção absoluta de que, a esta hora, o Sr. Procurador-Geral da República já me teria apresentado a sua demissão.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Para exercer o direito regimental de defesa da honra, tem a palavra o Sr. Deputado Manuel dos Santos.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, vou exercer o direito regimental de defesa da honra da bancada e não propriamente da minha honra, que não foi directamente afectada.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Foi assim que interpretei, Sr. Deputado, caso contrário, não lhe poderia dar a palavra.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, depois do número falhado do Sr. Deputado Carlos Encarnação, que parece ter herdado o estilo populista de um certo PP,...

Vozes do CDS-PP: - É contagiante!

O Orador: - ... que «pegava» em todas estas questões para as lançar, como «lama», sobre os políticos, o Sr. Deputado Sílvio Rui Cervan, marcando o ponto -