O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0548 | I Série - Número 011 | 11 de Outubro de 2003

 

O Orador: - O que é extraordinário é nunca se ouvir da parte de V. Ex.ª, nem dos seus agitados, nervosos e ansiosos companheiros de bancada, uma condenação exemplar, uma palavra em relação às vítimas daquela atroz ditadura.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - É falso!

O Orador: - V. Ex.ª, Sr. Deputado Carlos Carvalhas, utilizou a palavra "vergonha". Vergonha é a defesa da ditadura! Vergonha é a defesa de um do regimes mais ignóbeis que existiram ao longo do século XX.

O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): - E que vocês defenderam!

O Orador: - A verdade é que VV. Ex.as têm uma visão muito selectiva em relação às ditaduras. Se, porventura, estivesse um qualquer Pinochet à frente do Iraque, V. Ex.ª não teria, de certeza, essa posição.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - A nossa posição é a da recusa da ditadura.
Acreditamos, temos fé em que, independentemente das dificuldades, e são muitas, independentemente dos custos, e são muitos, é um progresso para a Humanidade a queda de ditadores. Acredito que, seja em que país for, mesmo islâmico, nenhum homem nem nenhuma mulher quer manter-se escravo, se lhe derem essa possibilidade, e todos têm direito a ser livres.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - O Sr. Primeiro-Ministro ultrapassou as marcas!

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Sr. Presidente, peço a palavra para exercer o direito regimental da defesa da honra da bancada.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra para defesa da honra da bancada, Sr. Deputado Carlos Carvalhas.

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, podia começar por dizer que congratulo-me por o seu Governo e as bancadas da maioria terem aderido agora ao referendo. Mas já vimos que o que pretendem é uma palhaçada de referendo.

Vozes do CDS-PP: - Oh!…

O Orador: - Passemos à questão dos ditadores e à dos curdos.
Sr. Primeiro-Ministro, não fale nos curdos, porque estes estavam a ser massacrados pelo ditador Saddam com o apoio dos Estados Unidos da América,…

Vozes do PCP: - Exactamente!

O Orador: - … com os "cumprimentos" do Sr. Rumsfeld…

Vozes do PCP: - Exactamente!

O Orador: - … e com o governo português a tomar uma posição muito pouco clara.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Ah!…

O Orador: - Se, no Iraque, há vítimas da ditadura de Saddam, são os comunistas!

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - E nunca ouvi uma palavra sobre esta questão, nem sua, quando era Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros,…

O Sr. Honório Novo (PCP): - Exactamente!