O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1711 | I Série - Número 030 | 11 de Dezembro de 2003

 

ultrapassado, se permita que os doentes sejam atendidos a nível do privado e do social? Quais os instrumentos que pensa utilizar para salvaguardar a optimização…

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente (Lino de Carvalho): - Como já tinha alertado, Sr.ª Deputada, o seu tempo terminou.
Para responder, tem a palavra o Sr. Ministro da Saúde.

O Sr. Ministro da Saúde: - Sr. Presidente, tentarei ser rápido.
Sr. Deputado Bernardino Soares, a Sr.ª Deputada Ana Manso já me precedeu numa frase pela qual gostaria de iniciar a minha intervenção. De facto, "pior cego é aquele que não quer ver" e, infelizmente, é o caso do Partido Comunista.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Responda às perguntas! A demagogia já nós conhecemos!

O Orador: - É evidente que nos hospitais empresarializados estamos a ter sucesso e estamos a fazer uma coisa que nunca foi feita com esta intensidade, que é melhorar e dar mais cuidados de saúde às pessoas.

Protestos do PCP.

Em relação ao problema dos genéricos, é espantoso que o Partido Comunista, que sempre se disse a favor dos genéricos, agora, quando nós, no terreno, temos resultados palpáveis, quando os portugueses estão a poupar - basta ir ao estudo do INFARMED para saber que, de facto, os portugueses estão a poupar -,…

O Sr. Afonso Candal (PS): - Não é verdade!

O Orador: - … quando fizemos algo que o Partido Socialista não fez, venha dizer que, de facto, assim não acontece. Além do aspecto que já referi, até aditava outro: para além da cegueira de quem não quer ver, são os preconceitos ideológicos postos à frente dos interesses dos portugueses.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PCP.

E também é espantoso que o Sr. Deputado venha dizer, em nome do Partido Comunista, que só nos hospitais públicos é que podemos resolver o problema dos portugueses com esta nova medida,…

O Sr. Patinha Antão (PSD): - Exactamente!

O Orador: - … porque se for noutros hospitais isso já não vale. Ó Sr. Deputado, tenha um bocadinho de tento! O que está em causa é a saúde dos portugueses! O que os portugueses querem é ver o seu problema resolvido! Mas os senhores têm uma cegueira ideológica em relação ao sector público!

O Sr. João Pinho de Almeida (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Os senhores ainda estão no século XIX! Actualizem-se, porque este é o problema fundamental do Partido Comunista.

O Sr. Patinha Antão (PSD): - É isso mesmo!

O Orador: - Em relação ao que disse o Sr. Deputado Afonso Candal, sendo o exemplo que deu, obviamente, condenável, e o Sr. Deputado dir-me-á que é verdade, deixe-me que lhe diga que é pura demagogia à custa de um caso concreto.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!