O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1847 | I Série - Número 032 | 13 de Dezembro de 2003

 

espécie de "CREL hospitalar" em torno de Lisboa,…

O Sr. Bruno Dias (BE): - Portanto, com portagens!

O Orador: - Sem portagens, Sr. Deputado.
… Vila Franca de Xira, Loures, Sintra e Cascais.
Vínhamos falar, afinal, de um projecto que claramente vai avançar dentro de uma nova modalidade, de um novo paradigma, porque, manifestamente, não havia recursos financeiros do Estado - PIDDAC - para se fazer esta obra tão necessária, e V. Ex.ª sabe que é necessária, para a população de Vila Franca de Xira e, também, dos concelhos circundantes, para as tais 220 000 pessoas.
Mas, talvez por ter alguma dificuldade em encarar esta verdade, este propósito e esta determinação…

O Sr. António Galamba (PS): - Está enganado!

O Orador: - … ou, então, talvez porque já percebeu que desta vez é mesmo a sério,…

O Sr. António Galamba (PS): - Está a ver-se!

O Orador: - … que há uma determinação inequívoca de avançar com a construção deste hospital de Vila Franca de Xira, V. Ex.ª não me perguntou nada sobre essa matéria. Podia ter-me perguntado, por exemplo, até em defesa da câmara municipal do vosso partido, qual o papel da Câmara Municipal, que é muito e importante.

O Sr. Afonso Candal (PS): - Isso nós sabemos!

O Orador: - Podia ter-me perguntado qual era o calendário previsível ou, até, admitindo que o senhor também tem um papel na oposição, ter lançado algumas dúvidas que, no fundo, nos espicaçam e nos entusiasmam. Mas não. V. Ex.ª, sobre essa matéria, disse "nada"! Aquilo que me perguntou foi: afinal, como vai ser com os centros de saúde ou extensões de saúde de Castanheira do Ribatejo e de Vialonga?

O Sr. Fernando Pedro Moutinho (PSD): - O Sr. Deputado que veja o PIDDAC!

O Orador: - Sr. Deputado, graças, talvez, à minha percepção de que essa pergunta poderia surgir, eu trouxe uma resposta sobre essa matéria.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Homem prevenido vale por dois!

O Orador: - Portanto, digo ao Sr. Deputado que esses processos das extensões de saúde do concelho de Vila Franca de Xira vão, obviamente, avançar…

O Sr. António Galamba (PS): - Quando?!

O Sr. Fernando Pedro Moutinho (PSD): - Estão em PIDDAC!

O Orador: - … durante o ano de 2004 com toda a intensidade. E, Sr. Deputado, quero ainda lembrar-lhe, vale a pena dizê-lo, que não estão inscritos no PIDDAC com tinta invisível, como V. Ex.ª disse.

O Sr. António Galamba (PS): - Não fui eu! Foi o Sr. Deputado Fernando Pedro Moutinho.

O Orador: - Estão claramente inscritos em PIDDAC para o ano 2004, a saber: Castanheira do Ribatejo tem um montante de 1,544 milhões de euros e Vialonga tem um montante de 567 000 euros.
Sr. Deputado, fica, pois, respondida a sua ansiedade em relação às extensões e aos centros de saúde, a qual é relevante, mas, verdadeiramente, hoje, não era essa a questão mais proeminente, sendo certo que com todo o agrado lhe respondi e espero que tenha ficado perfeitamente consciente de que avançaremos para a resolução dos problemas a nível dos cuidados de saúde primários, que também são relevantíssimos, com a mesma determinação com que avançaremos com o novo hospital de Vila Franca de Xira.

Vozes do PSD: - Muito bem!