O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1885 | I Série - Número 033 | 19 de Dezembro de 2003

 

socialistas portugueses a combaterem a ditadura e o colonialismo, passado de que nos orgulhamos e que vemos espelhado na Constituição democrática de 1976, que tem sido a matriz e a grande alavanca do progresso de Portugal europeu e democrático!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Deputado Telmo Correia.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado António Costa, a primeira coisa que quero dizer-lhe é que V. Ex.ª pode ter todas as opiniões do mundo sobre o CDS, sobre a evolução do CDS, sobre os seus congressos, sobre o que quiser - é, de resto, um comentador interessante sobre a vida do CDS -, mas não tem o direito, nem lhe reconheço esse direito, de interferir na vida do CDS, nem nas opções que fazemos de congresso em congresso.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Em segundo lugar, em relação à questão concreta, às posições do Dr. Mário Soares, devo dizer-lhe que ouvi o Dr. Mário Soares acusar o CDS, o seu líder ou a sua bancada, de saudosista, colonialista, de extremista de direita, etc.

Aplausos do PS.

V. Ex.ª aplaudirá, mas fica-lhe mal, porque é falso.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Isso é grave!

O Orador: - E isso só demonstra que VV. Ex.as estão, de facto, todos sintonizados numa onda de radicalismo e de esquerdismo, como nunca se tinha visto antes em Portugal.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

A expressão que usei foi "ventoinha". Sabe porquê? Porque, a seguir à revolução, o Dr. Mário Soares esteve connosco nas ruas para fazer frente àqueles senhores, ao PCP;…

Vozes do CDS-PP: - Exactamente!

O Sr. António Costa (PS): - Convosco?!

Vozes do CDS-PP: - Exactamente!

Vozes do PS: - Vocês estavam escondidos num buraco!

O Orador: - … hoje, quer a aliança com o PCP - é a primeira volta.
A seguir à revolução, o Dr. Mário Soares era visto, em Portugal, como o homem dos americanos; hoje, insulta os americanos e chega a chamar alcoólico ao Presidente Bush - é a segunda volta.
O Dr. Mário Soares do passado respeitava os partidos democráticos e o CDS; hoje, insulta o CDS - é a terceira volta. A partir da terceira, a ventoinha disparou. Confessem, eu tenho razão!

Vozes do CDS-PP e do PSD: - Muito bem!

O Orador: - E aquilo que o senhor faz é reconhecer que, se há uma mudança em Portugal, é a de que nós enfrentamos o Partido Socialista mais à esquerda, desde o 25 de Abril. Esta é que é a mudança!

Vozes do CDS-PP e do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Foram os senhores que andaram nas ruas com o PCP e com o Bloco de Esquerda!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Exactamente!