O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1913 | I Série - Número 033 | 19 de Dezembro de 2003

 

Vozes do PSD: - Oh!…

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Para isso, é preciso ter honra!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, mas não sem eu dizer antes que, no princípio, omiti um apelo que costumo fazer nestes debates no sentido de os Srs. Deputados medirem as palavras que usam, para evitar esta controvérsia de defesas da honra que prolongam os nossos trabalhos excessivamente.
De qualquer modo, dou a palavra ao Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues. Ainda assim, a apreciação não lhe era dirigida.

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - Sr. Presidente, não sei se o Sr. Deputado Pedro Duarte se encontrava no Hemiciclo quando este debate se iniciou, mas tive o cuidado de não colocar esta questão na agenda política do debate;…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Pudera, não era fácil!

O Orador: - … ela foi colocada por outros partidos e o meu nome foi referido, em primeiro lugar, pelo Sr. Primeiro-Ministro, Dr. Durão Barroso.
Devo dizer ao Sr. Deputado Pedro Duarte que não lhe admito, politicamente,…

Vozes do PSD: - Oh!…

O Orador: - … qualquer julgamento de carácter como aquele que acabou de fazer.
Como ficou claro da intervenção do Deputado António Costa, não pode haver qualquer referendo sem haver uma iniciativa legislativa.

Vozes do PS: - Exacto!

O Orador: - Já manifestámos a nossa disposição para apresentarmos uma iniciativa legislativa, ficamos à espera que os senhores da maioria manifestem a sua disposição para o referendo.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Agora, querem o referendo; antes, não queriam!

O Orador: - Não há qualquer contradição entre aquilo que eu disse…

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Há, há!

O Orador: - … e aquilo que eu estou a fazer neste momento.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Duarte. Peço-lhe para ser tão breve como foi o Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues.

O Sr. Pedro Duarte (PSD): - Serei, com certeza, Sr. Presidente.
Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues, quero dizer que se compreende que não tenha trazido esse tema na sua primeira intervenção, dado o incómodo que o mesmo lhe causa. Isso é perfeitamente razoável!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. José Magalhães (PS): - Não era o tema do debate!

O Orador: - Mas quero dizer-lhe, Sr. Deputado, que tenho o princípio de pautar a minha actividade política (e não só, mas, neste caso, política) por não fazer qualquer ofensa ou insulto ao carácter seja de quem for. Limitei-me, exclusivamente, a fazer uma avaliação política daquilo que tem vindo a ser o percurso de V. Ex.ª nesta matéria. É tão-só isso!
Perdoar-me-á mas eu considero que é oportunismo político mudar de posição devido a uma manchete de jornal.