O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2211 | I Série - Número 039 | 16 de Janeiro de 2004

 

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Não?!

O Orador: - Não é normal, Sr. Deputado! E não só não é normal como lhe digo mais: penso que são coisas deste tipo que descredibilizam completamente os políticos e a política.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Oh!…

O Orador: - Creio que o Sr. Deputado Francisco Louçã e o Bloco de Esquerda não se pronunciaram, tanto quanto me lembro, mas houve um partido que não deu o consenso, foi o PCP, e é esse partido que vem aqui hoje dizer "agora é que se percebeu quem é que não queria…".

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Claro!

O Orador: - Isto é extraordinário! Sendo que esse mesmo partido que não queria discutir aqui, ontem, esta mesma matéria, cinco minutos depois, estava lá fora a falar "de cátedra" sobre o mesmo assunto.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Exactamente!

O Orador: - Isto é extraordinário, Sr. Presidente, e não posso deixar de o registar!

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Telmo Correia, registo as opiniões de V. Ex.ª. Julgo que elas não têm propriamente que ver com a condução da Mesa relativamente aos trabalhos.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Não, não, Sr. Presidente. Foi a constatação de um facto! Foi só a verificação desse facto!

O Sr. Presidente: - Nestas condições, darei a palavra ao Sr. Deputado Bernardino Soares, que a pediu nos mesmos termos.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Sr. Presidente, é também para interpelar a Mesa e dizer que já conhecemos as habilidades que, por vezes, são utilizadas e não é por esta bancada.

Risos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - O senhor quer reescrever a História!

Vozes do PSD: - Pois é!

O Orador: - O que a maioria se preparava para fazer ontem, Sr. Presidente, face a uma importantíssima mensagem do Sr. Presidente da República, lida pelo Sr. Presidente da Assembleia da República, e no momento em que ela tinha sido acabada de ler e nem sequer ainda tinha sido distribuída,…

Vozes do PSD: - Ao PS, já tinha!

O Orador: - … era uma ronda de interpelações/comentário em formato reduzido e, assim, se me permite a expressão, Sr. Presidente, "arrumar" o conteúdo da mensagem presidencial.

Vozes do PCP: - Muito bem! Exactamente!

O Orador: - Ora, nós entendemos, na altura - e continuamos a entender -, que este debate tinha de se fazer de forma séria e profunda, tendo em conta o conteúdo importante da mensagem e a dignidade institucional com que ela devia ser tratada. Portanto, não estivemos de acordo com um debate "arrumado",