O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3590 | I Série - Número 065 | 19 de Março de 2004

 

acreditando nos portugueses, assumindo, como sempre, um grande orgulho e uma grande confiança em Portugal.

Aplausos do PSD e do CDS-PP, de pé.

Neste momento, o Sr. Primeiro-Ministro, que se encontrava sentado na bancada do Governo, ausentou-se da Sala, do que resultaram protestos da bancada do PS.

O Sr. Presidente: - A Mesa regista numerosíssimos pedidos de esclarecimento dirigidos ao Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares.
Contudo, antes de mais nada, tenho de dar a palavra àqueles que a pediram para solicitar esclarecimentos ao Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues.
Em primeiro lugar, tem a palavra o Sr. Deputado Guilherme Silva. Dispõe de 3 minutos.

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues, gostaria de lhe deixar duas ou três notas, antes de lhe colocar uma questão.
V. Ex.ª comportou-se aqui, nesta interpelação, de acordo com algo que brota do seu subconsciente. V. Ex.ª portou-se aqui como se a legislatura estivesse a acabar. É o equívoco que lhe advém da fuga que VV. Ex.as fizeram quando estavam no governo: interromperam a legislatura. Nós não vamos interromper a legislatura! Vamos governar até ao fim da legislatura!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. José Magalhães (PS): - Não esteja tão nervoso! Tenha calma!

O Orador: - Estamos muito orgulhosos do que fizemos nestes dois anos. Apesar das dificuldades, apesar da conjuntura internacional difícil, apesar da prioridade à política orçamental, apesar da contenção, conseguimos tomar medidas de carácter social, estimular a economia com as dificuldades que todos reconhecemos e fazer as reformas que VV. Ex.as sistematicamente adiaram.

O Sr. José Magalhães (PS): - Não se nota!

O Orador: - Mas há uma outra nota que queria aqui deixar.
V. Ex.ª, desculpe que lhe diga, está cada vez mais a ajudar à perda de credibilidade da oposição - e a democracia precisa de uma oposição credível! VV. Ex.as escolheram o único tema que não podiam escolher para esta interpelação: o alegado incumprimento das promessas da maioria e deste Governo. Mas quem são VV. Ex.as, que foram campeões de anos e anos de promessas e de seis anos de incumprimento de promessas?! Que moral é que os senhores têm?! Que desfaçatez escolher este tema como interpelação, em dois anos de Governo.

Protestos do PS.

VV. Ex.as foram os campeões do incumprimento das vossas promessas: negociaram o Pacto de Estabilidade e Crescimento; prometeram um défice de 1,1% em 2001, mas foi, como se viu, de 4,4%; prometeram o TGV - andaram a discutir se o traçado da linha era em "T", em "+" ("T" deitado) ou em "I", ou seja, percorreram o alfabeto todo e de TGV nada; prometeram a extinção desse imposto estúpido que é a sisa, mas extinguiu-se primeiro o primeiro-ministro e a sisa continuou.

Risos e aplausos do PSD e do CDS-PP.

Explique ao País por que é que V. Ex.ª, que fazia parte do governo socialista, não cumpriu e por que é que tem a desfaçatez de vir acusar este Governo de não cumprir a meio da legislatura quando, neste balanço que se faz e perante as dificuldades que teve, cumpriu e vai cumprir, ao contrário de VV. Ex.as.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues, tem mais um pedido de esclarecimento. Deseja responder imediatamente ou em conjunto?