O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4036 | I Série - Número 074 | 15 de Abril de 2004

 

público junto dos cidadãos e dos habitantes de Lisboa.

O Sr. João Rebelo (CDS-PP): - Exactamente!

Protestos de Os Verdes.

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Já cá faltava!

O Orador: - E isto por uma razão muito simples: aqueles que saem penalizados são os passageiros cativos do transporte público. Ora, o que permitirá, sem dúvida, levantar a Carris será a recuperação de passageiros perdidos ao longo de todos estes anos. São cerca de 6% de perda de passageiros todos os anos.

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Se diminuem a oferta…!

O Orador: - E isto numa situação em que as tarifas se degradavam anualmente; mesmo assim os passageiros abandonaram o transporte público, consistentemente, ao longo destes anos.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Há aqui, com certeza, que recentrar a análise destas questões.
No que toca à litoralização do investimento, tem razão; há uma concentração do investimento no litoral. É verdade! Na parte ferroviária é óbvio que tem de se começar por algum lado, e começa-se precisamente pelos eixos principais. E é, desde já, necessário resolver a questão da Linha do Norte. Esta é uma primeira prioridade.
Temos de começar por algum lado, mas devo dizer-lhe que a acção prosseguida pelo Governo e pela Administração Central neste domínio, em termos, por exemplo, da Direcção-Geral de Transportes Terrestres, vai exactamente no sentido contrário. Decorrem, neste momento, programas de divulgação de energias alternativas a nível da Direcção-Geral de Transportes Terrestres, nomeadamente das tecnologias eléctricas e de utilização dual de energia, que levaram a que nos dois últimos anos fossem percorridas cerca de 15 cidades do País, onde, para além da acção de divulgação, foi feita uma acção de pedagogia de transporte público urbano, o que é muito importante. Esta é uma acção da maior importância, que, a meu ver, cabe à Administração Central, e de colaboração directa com as autarquias. Há, portanto, aqui uma motivação que há que aproveitar.
Termino dizendo que, em termos de passes intermodais, não temos feito outra coisa se não estimular precisamente a adopção dos tarifários intermodais,…

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Não é a mesma coisa! É muito diferente!

O Orador: - … o que já fizemos relativamente ao Porto e, este ano, à cidade de Lisboa, e, no próximo ano, será alargado à Área Metropolitana de Lisboa.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Isso é o fim dos passes sociais!

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Ascenso Simões.

O Sr. Ascenso Simões (PS): - Sr. Presidente, Srs. Ministros, Srs. Secretários de Estado, Sr.as e Srs. Deputados: A política do Sr. Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente tem sido de uma vacuidade total.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - E o seu discurso hoje foi de uma indigência como nunca tínhamos visto nesta Legislatura.

Vozes do PS: - É verdade!