O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4039 | I Série - Número 074 | 15 de Abril de 2004

 

perigosos neste país,…

Vozes do PS: - Foi o do PS!

O Orador: - … que acabou com aquela brincadeira das estimativas em que, ano após ano, se ia verificando que os valores que se apresentavam não eram credíveis? Foi este Governo.
Foi este Governo que, pela primeira vez, fez esse inventário,…

O Sr. Pedro Silva Pereira (PS): - Foi o VIII Governo!

O Orador: - … que candidatou ao Programa Operacional da Economia uma coisa que o Partido Socialista tinha há uma série de anos na gaveta… Lembram-se do Plano Nacional de Prevenção de Resíduos Industriais, o PNAPRI? Aliás, os senhores eram especialistas em pôr coisas na gaveta, seguem o Dr. Mário Soares, que é, de facto, um bom professor para os vossos trabalhos em matéria de gavetas…

Risos do PSD e do CDS-PP.

Srs. Deputados, quanto à Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável, lembram-se da 19.ª Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU, em 1997?

O Sr. João Rebelo (CDS-PP): - Eles não se lembram de nada! É o "apagão" do Partido Socialista!

O Orador: - Entre 1997 e 2002, o Partido Socialista esteve no governo, nada fez nesta matéria e deixa que o Governo que o sucede tenha de apresentar, em três meses, uma estratégia para a Conferência de Joanesburgo? E os senhores ainda vêm aqui passear-se, a fazer de conta que nada tiveram a ver com isto?!
De facto, perante a herança que os senhores deixaram ao País, algumas destas coisas são pequenos brindes, são, de facto, pequeninos brindes, Srs. Deputados.
Francamente, o Dia sem Carros, de que os senhores tanto falam - e, Sr. Presidente, peço desculpa, porque, se calhar, vou ferir o léxico parlamentar de V. Ex.ª -, não passava de uma "fantochada", de uma verdadeira "fantochada" em que uns quantos presidentes de câmaras se passeavam de bicicleta e anunciavam umas medidas que nunca iam a lado nenhum!
Em Lisboa, Srs. Deputados - e os senhores falaram tanto dos carros em Lisboa -, pela primeira vez, há um presidente de câmara que fecha o trânsito em determinados bairros da cidade, tais como Alfama e Bairro Alto.

Protestos do Deputado do PS Ascenso Simões.

Pela primeira vez, o Dr. Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, fez uma verdadeira política de uma cidade sem carros, enquanto que os senhores se limitavam, num único dia, a passearem de bicicleta e a anunciarem, por exemplo, uma coisa fantástica, que nunca sucedeu: o bilhete único. Lembram-se?! Lembram-se do bilhete único, que os senhores anunciavam, o Dr. João Soares e o Dr. Jorge Coelho, passeando-se de bicicleta pela Avenida da Liberdade abaixo?!

Risos do PSD e do CDS-PP.

Não houve bilhete único. Eram só passeios!

Vozes do PS: - O que é que os senhores fazem?!

O Orador: - Srs. Deputados do Partido Socialista, sobre as energias renováveis, penso que o melhor exemplo do Partido Socialista é a política que seguiu em matéria de construção de barragens. Os senhores só fizeram a barragem do Alqueva, porque, tal como a Ponte Vasco da Gama, encontraram a obra lançada! Mas anunciaram que paravam a construção da barragem de Foz Côa e que faziam a do Baixo Sabor. Lembram-se?! O que é que aconteceu à do Baixo Sabor? Não houve barragem!
E, a seguir, quando passaram a barragem de Odelouca, vejam o sarilho que nos arranjaram: aprovaram a construção da barragem e consideram o local um sítio da Rede Natura.
É notável, Srs. Deputados! É verdadeiramente notável esta política!
Em matéria de energias renováveis, é, aliás, bom ver o estado em que os senhores deixaram as metas