O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4481 | I Série - Número 082 | 30 de Abril de 2004

 

Sr. Ministro vem falar de uma matéria que não nos disponibiliza a tempo de podermos discuti-la -, e não pondo em causa a credibilidade da Universidade Nova de Lisboa, o que o Governo fez foi pedir aquele que mais lhe convinha, foi pedir um inquérito a um universo limitado, ao universo dos internamentos, que são 460 000 utentes contra os 3,7 milhões da consulta externa ou os 2,8 milhões das urgências. Era como se o Sr. Ministro quisesse fazer um inquérito aos utentes de um autocarro lotado de gente e inquirisse apenas aos que vão sentados,…

Risos de Deputados do PS.

… nada perguntando aos que vão de pé, apertadíssimos que nem "sardinha em lata", e muito menos aos que estão na paragem, em lista de espera, para poderem entrar no autocarro.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Este é o inquérito que o Sr. Ministro fez, porque era o que servia os seus interesses!
Na realidade, Sr. Presidente e Srs. Deputados, os portugueses gastam mais com a saúde, os portugueses, hoje, têm menos acesso à saúde, têm mais listas de espera…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o seu tempo esgotou-se.

O Orador: - Termino imediatamente, Sr. Presidente.
Os hospitais SA não demonstraram ser a solução.
Dizemos aqui, e comprovadamente: nas contas, no acesso e na qualidade dos serviços prestados à população, o balanço é claramente negativo, prejudica a saúde dos portugueses, prejudica a saúde de todos nós.

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Louçã.

O Sr. Francisco Louçã (BE): - Sr. Presidente, Sr. Ministro da Saúde: o Sr. Ministro não gosta do Parlamento.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

Talvez se todo este Parlamento fosse composto por pessoas iguais ao ilustre Deputado, ou se fosse, talvez, uma combinação dos ilustres Deputados Miguel Coleta e Patinha Antão, que sossego que isto seria, Sr. Ministro! Que encanto que isto seria! Certamente, não seria criticado, mas o que é que quer?! Aquilo que é a imperfeição da democracia é querer que aqui estejam representadas todas as opiniões dos portugueses…

O Sr. Miguel Coleta (PSD): - Já que cá estão, proponham alguma coisa de jeito!

O Orador: - E por isso, Sr. Ministro, há duas perguntas a que não me respondeu. Aliás, acho que nunca me vai responder.
Primeira pergunta: é boa política o Ministro visitar a sede de uma empresa com a qual vai ter negócios? É boa política ir viajar até à sede dessa empresa? Diga-me, Sr. Ministro, porque é uma questão da sua seriedade.
O Sr. Ministro, certamente, foi bem tratado. Espero que tenha sido, desejo que tenha sido. Aliás, sei que a Nokia foi muito bem tratada.

Protestos do PSD.

O Sr. Patinha Antão (PSD): - Isto é de um ridículo!…

O Orador: - Quanto à segunda questão, a que não quis responder, percebo que o documento do Ministério das Finanças o irrite profundamente,…

Protestos da Deputada do PSD Isménia Franco.