O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4553 | I Série - Número 083 | 03 de Maio de 2004

 

O Orador: - É uma originalidade da nossa democracia termos grupos parlamentares que nunca se apresentam a votos. É, de facto, extraordinário! Mas, enfim…, temos uma tolerância e um pluralismo sem limites.

Protestos do PCP.

V. Ex.ª fez uma série de insinuações sem qualquer espécie de fundamento. Eu respondi à única pergunta relevante que fez, ou seja, disse que em matéria de segurança nuclear todos os problemas colocados por Espanha serão tratados bilateralmente, num espírito construtivo, mas também num ambiente de diálogo, como o que nos tem permitido resultados importantes em matéria de interesse nacional.
Essa é a minha orientação e não vou ceder à demagogia! Sei que seria muito mais fácil, agora, explorar qualquer ressentimento antiespanhol na questão nuclear. Mas não vou fazê-lo, vou trabalhar politicamente com o governo espanhol, pela via diplomática, para encontrar a solução adequada ao interesse português.
Em relação às outras questões a que V. Ex.ª se referiu, sempre com "teorias da conspiração", tenho a dizer-lhe que não lhe posso sequer responder, porque não lhes reconheço qualquer fundamento. Trata-se de insinuações absolutamente desconchavadas, que não merecem resposta.
Portanto, se me fizer perguntas concretas, terei o maior gosto em procurar responder-lhe. Aliás, o Governo tem vindo vezes sem conta à Assembleia da República quando são tratadas questões relacionadas com o ambiente.

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Isso é falso!

O Orador: - Refiro-me a interpelações ao Governo, a respostas a requerimentos, à presença de membros do Governo em comissão parlamentar. Se há, pois, uma área em que o exercício da transparência do Governo tem sido total é precisamente a do ambiente.

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - É falso!

O Orador: - V. Ex.ª meteu na cabeça que não gosto do ambiente. Eu não gosto é do seu grupo parlamentar! Não gosto, de facto!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Mas gosto do ambiente, defendo o ambiente!
Considero importante um desenvolvimento sustentável para o País. Essa é a nossa preocupação e uma das nossas prioridades. Mas não confundo o ambiente e a causa do ambiente com o partido que tem essa "bandeira", mas que, verdadeiramente, não representa nada nem ninguém!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr.ª Deputada?

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Obviamente, para exercer o direito regimental da defesa da honra da bancada, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - V. Ex.ª considerou-se afrontada com alguma declaração do Sr. Primeiro-Ministro, Sr.ª Deputada?

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Exactamente, Sr. Presidente!

O Sr. José Magalhães (PS): - Foram seis ou sete insultos, para já não falar do tom!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, dispenso-me de avaliar o