O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4959 | I Série - Número 090 | 21 de Maio de 2004

 

registado, porque depois do Euro 2004 teremos oportunidade de confrontar aquilo que foi dito com aquilo que foi realizado.

Aplausos do BE.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Laurentino Dias.

O Sr. Laurentino Dias (PS): - Sr. Presidente, Sr. Ministro José Luís Arnaut, permitir-me-á que lhe diga que pensei que V. Ex.ª, hoje, a meia dúzia de dias do Euro 2004, viesse, finalmente e em nome do Governo, "vestir a camisola" nacional,…

O Sr. Mota Andrade (PS): - Muito bem!

O Orador: - … a "camisola" de todos nós, a "camisola" de um projecto que é nacional, de um desígnio que é nacional, e em relação ao qual todos nós, nesta Casa, temos dito estar de acordo e apoiar. V. Ex.ª, hoje, perdeu, pois, uma grande oportunidade de "vestir essa camisola".
Ora, o que é que o Sr. Ministro foi fazer, há pouco, naquela tribuna? Foi fazer um balanço, à sua maneira, daquilo que o seu Governo fez e tecer críticas ao governo anterior. Que "camisola" é que V. Ex.ª vestiu ali em cima, na tribuna? Uma "camisola" laranja, com umas riscas azuis, provavelmente da coligação governamental...

Aplausos do PS.

O Sr. António Filipe (PCP): - Vai jogar pela Selecção da Holanda!

Risos do PCP, do BE e de Os Verdes.

O Orador: - E se, porventura, V. Ex.ª espera que eu hoje faça críticas concretas à actuação do seu Governo e das diversas áreas de que falou, está muito enganado.
Sr. Ministro, há dois anos que a comissão parlamentar que acompanha o Euro 2004 - e agradeço o cumprimento que fez à comissão - várias vezes tentou conversar com V. Ex.ª sobre estes assuntos.

O Sr. José Magalhães (PS): - Debalde!

O Orador: - Não sei se V. Ex.ª cá queria vir ou não, admito que sim - aliás, tem dito sempre que sim -, mas a maioria parlamentar nunca deixou que cá viesse. Podíamos ter discutido muitas questões, Sr. Ministro. Aliás, há questões relativas a diversas áreas que, nestas três semanas que faltam para o Euro 2004, provavelmente VV. Ex.as não vão ser capazes de resolver. É que houve algumas coisas que correram menos bem, algumas declarações que foram mais infelizes, alguns incidentes na segurança que não foram propriamente resolvidos como deviam, foram anunciadas greves em certos sectores, que serão altamente prejudiciais se tiverem lugar durante o Euro.
Têm ainda três semanas para resolver esses problemas, mas na perspectiva de que estamos todos no mesmo "barco" e de que o caminho do Euro começou com um governo do PS.

O Sr. Mota Andrade (PS): - Muito bem!

O Orador: - Não estava à espera que V. Ex.ª viesse agradecer ao PS por ter tomado essa iniciativa - encontram-se presentes alguns Srs. Deputados que foram membros desse governo e que estiveram no momento da candidatura -, não esperava por isso, mas esperava que V. Ex.ª tivesse, em relação ao Euro, uma atitude congregadora, coisa que não quis ou não soube fazer.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Em nome do PS, Sr. Ministro, aquilo que posso dizer-lhe é que, a pouco tempo do início do Euro, temos a mesma posição e a mesma postura do primeiro dia em que o Governo do PS decidiu avalizar a candidatura de Portugal,…

Vozes do PS: - Muito bem!