O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE — NÚMERO 22

12

uma apreciação depreciativa sobre a posição dos Deputados do Partido Socialista, quando o Sr. Deputado e o seu partido votaram a favor do relatório.

Aplausos do PS.

Mas há uma coisa que o Sr. Deputado Agostinho Lopes não entende,…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E porquê?

O Orador: — … é que o mundo muda, Sr. Deputado, a globalização impõe novas regras,…

O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — A globalização tem «as costas largas»!

O Orador: — … mas o Partido Comunista continua a defender o modelo de há 30 anos.
O Partido Socialista defendeu, defende e defenderá sempre a Casa do Douro.

O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Diga lá uma coisa concreta!

O Orador: — O Partido Comunista recolhe informações incompletas e deformadas e constrói um discurso demagógico e retrógrado,…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Só novidades!

O Orador: — … refugiado na forma de resposta a um requerimento que um seu Deputado fez relativamente a um problema do Douro, e resume o problema do Douro à questão do requerimento.

Vozes do PS: — Muito bem!

O Orador: — Há um contenciosos entre o Instituto do Vinho do Porto e a Casa do Douro. A Casa do Douro é uma associação de produtores, com gestão autónoma, e o Instituto do Vinho do Porto é um instituto público.
Há que fazer uma análise do contencioso.
A vontade política já foi bem expressa pelo Partido Socialista, pelos Srs. Deputados e pelo Sr. Ministro: cumprimento dos protocolos. Portanto, é, face a isto, que, neste momento, a Inspecção do Ministério da Agricultura está a analisar o contencioso entre a Casa do Douro e o Instituto do Vinho do Porto, para se concluir qual o montante da dívida da Casa do Douro, qual o contencioso financeiro real e efectivo entre as duas instituições.

Vozes do PS: — Muito bem!

O Orador: — É necessário que possamos trazer para o Plenário a verdade e a clareza da informação…

Vozes do PS: — Muito bem!

O Orador: — … e não vir com recursos repetidos à demagogia e com informações incompletas e desviadas.

Vozes do PS: — Muito bem!

O Orador: — Nós, enquanto Deputados, já tivemos a oportunidade de dizer claramente que, relativamente ao que se tem passado entre o Instituto do Vinho do Porto e a Casa do Douro, é necessário fazer uma mediação política a partir de uma mediação técnica, a qual está a ser feita neste momento pela Inspecção Geral da Agricultura.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Tem de concluir, Sr. Deputado, porque a sessão é longa

O Orador: — Por isso, quero perguntar ao Sr. Deputado se é ou não importante fazer esta mediação técnica e, depois, a mediação política, e se é ou não importante encontrar, com rigor e transparência, os números do contencioso entre estas duas instituições.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Agostinho Lopes. Irei ser rigoroso no tempo.