12 | I Série - Número: 065 | 29 de Março de 2007
ter a certeza de que vai continuar a ser sábio e que nas eleições de Maio vai continuar a dar a maioria ao PSD Madeira.
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Orador: — E o PS, através do Sr. Deputado, veio aqui tentar fazer crer várias coisas que não são verdade.
O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): — Tentar!…
O Orador: — Há, em primeiro lugar, um desespero de causa notório da parte de V. Ex.ª porque já está a ver que o objectivo do PS, e para o qual argumentou, de derrubar o PSD do poder na Madeira não vai ser atingido. E esse objectivo começou pelo Primeiro-Ministro deste Governo, que desde que tomou posse, não só na lei das finanças regionais mas, sim, em vários aspectos, tudo fez para derrubar o governo do PSD na Madeira.
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Orador: — O que vale é que os madeirenses realmente são sábios!! O Sr. Deputado disse uma coisa que é verdade e que todos reconhecem: a Madeira mudou muito desde o 25 de Abril, e tal não se deve ao PS da Madeira,…
O Sr. Mota Andrade (PS): — Deve-se ao Continente!
O Orador: — … deve-se ao PSD da Madeira.
Aplausos do PSD.
O problema do PS da Madeira é um problema de falta de credibilidade. O Sr. Deputado imagina, como madeirense, que os madeirenses vão dar o poder aos representantes do PS, que assim são nomeados pelo próprio partido para serem poder na Madeira?
O Sr. Mota Andrade (PS): — Essa agora!?…
O Orador: — Já viu o que é que acontecia à Madeira? Já que o Sr. Deputado fez aqui campanha eleitoral, inaugurando-a aqui, quero dizer que o PSD da Madeira e o Dr. Alberto João Jardim já demonstraram, e estão a demonstrar todos os dias, por que vão continuar a ser poder na Madeira.
A Sr.ª Helena Terra (PS): — Ai pois já!
O Orador: — Sim, porque fazem inaugurações. Mas os governos da República não faziam inaugurações quando já estavam em gestão?! Lembram-se de Alqueva, com o Eng.º António Guterres?…
Protestos do PS.
Por isso, Srs. Deputados, estamos perfeitamente à vontade nesta matéria.
E lamento que o Sr. Deputado, sendo do PS/Madeira, venha aqui, no fundo, querer fazer o jogo que o PS a nível nacional, este PS e este Primeiro-Ministro, tem feito na Madeira. Isso é que o Sr. Deputado, como eleito pela Madeira, deveria dizer neste Parlamento. E deveria referir que, quanto à lei das finanças regionais, o PS/Madeira e os seus camaradas começaram por dizer que iam votar contra, depois que se abstinham e, depois, votaram a favor.
O Sr. Jorge Strecht (PS): — E bem!
O Orador: — Como é que o PS Madeira vai explicar isto aos madeirenses? Sr. Deputado, a questão que lhe deixo é esta: está ou não em desespero de causa? Acha ou não que o povo madeirense é sábio e que vai dar outra vez a maioria absoluta ao Dr. Alberto João Jardim e ao PSD da Madeira?
Aplausos do PSD.