13 | I Série - Número: 065 | 29 de Março de 2007
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Ricardo Freitas.
O Sr. Ricardo Freitas (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Hugo Velosa, agradeço, obviamente, a sua pergunta.
A Sr.ª Helena Terra (PS): — Não foi uma pergunta!
O Orador: — De alguma maneira, a sua intervenção veio confirmar, em alguns aspectos, algo que aqui já referi. Por exemplo, no caso das inaugurações, veio confirmar que essas inaugurações que estão a ser produzidas agora são precisamente um acto condenável do exercício da política,…
Vozes do PSD: — Há obra!
O Orador: — … e isso é um facto real.
O Sr. Agostinho Branquinho (PSD): — Há obra e isso dói!
O Orador: — Sr. Deputado, na sua argumentação esqueceu-se de que não foi o PS nem os madeirenses que demitiram o governo regional e que dissolveram a Assembleia; foi uma autodemissão precisamente do seu partido!!
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Claro!
O Orador: — O Sr. Deputado parece também aqui esquecer a ausência de um verdadeiro clima democrático, a ausência do debate, da participação. Não teve uma palavra para a razão da oligarquia que está por detrás desta teia real que é o dia-a-dia da Madeira, para a promiscuidade que existe, para a ausência de controlo. Essa é matéria evidente.
De facto, o que se pretende aqui é, junto de um povo que é sábio,…
Vozes do PSD: — Ahhh!…
O Orador: — … e não tenho aí a menor dúvida, criar um ambiente de intoxicação, de controlo da comunicação, de controlo da informação, a ausência de participação democrática.
Protestos do PSD.
Esta é a política do dia-a-dia em 30 anos, Sr. Deputado!!
Aplausos do PS.
E em 30 anos, Sr. Deputado, aqui, neste Parlamento, nunca ouvi uma palavra, nem sua nem de nenhum dos outros elementos da sua bancada, na defesa da qualidade democrática.
O Sr. Agostinho Branquinho (PSD): — É autocrítica!
O Orador: — Devo também dizer que, certamente, este truque que aqui evidenciei que está preparado, na hipótese de o PSD vencer,…
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Hipótese?!
O Orador: — … ganhando este tempo à espera do resultado das eleições para a Assembleia da República, conta com uma hipotética vitória do PSD nacional nas próximas eleições de 2009, conta com uma submissão a um interesse particular dessa oligarquia, que não é o interesse dos madeirenses, em favor da manutenção do poder. É este o truque que ele coloca, é perante isto que também o PSD é confrontado e a que terá de responder.
Aplausos do PS.
Terá de responder se aceita a chantagem, o compadrio, a promiscuidade, a ausência de liberdade!
Vozes do PS: — Muito bem!