52 | I Série - Número: 087 | 25 de Maio de 2007
Aplausos do PS.
Isto não é propriamente a Madeira!
Vozes do PS: — Não é a Madeira!
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Sr. Deputado José Junqueiro, há uma coisa que este Parlamento e o País que está a acompanhá-lo já perceberam: é que VV. Ex.as fazem tudo para usar e abusar da vossa maioria,…
Aplausos do PSD e do CDS-PP.
Protestos do PS, batendo com as mãos nos tampos das bancadas.
… para achincalhar os trabalhos do Parlamento.
Protestos do PS.
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — O senhor é que está a achincalhar!
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Todos nós estamos aqui com preocupações institucionais para conduzir…
Protestos do PS.
Srs. Deputados, não é com barulho que o problema se resolve.
Esta questão podia estar resolvida se, a tempo e na sede própria, tivesse sido tratada como deveria ter sido. A questão em causa era a suspensão, solicitada pelo PCP, deste recurso. Ora, tendo havido consenso parlamentar, não posso arrastar indefinidamente as votações, a pretexto de incidentes. Não posso, nem devo, fazê-lo.
Aplausos do PSD.
O Sr. Alberto Martins (PS): — Peço a palavra, Sr. Presidente.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Tem a palavra.
O Sr. Alberto Martins (PS): — Sr. Presidente, apelo à dignidade institucional, à sua pessoa e ao rigor do seu comportamento, no sentido de permitir que o meu colega e camarada Rui Vieira, Presidente da Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional, use da palavra.
Não gostaria de usar dos meios legais de recurso no sentido dessa abertura, que V. Ex.ª, prudentemente, estou certo de que aceitará.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Sr. Deputado Rui Vieira, apesar de o Sr. Presidente da Subcomissão de Agricultura já ter intervindo sobre a matéria, faça favor de dar as explicações que entender.
O Sr. Rui Vieira (PS): — Muito obrigado, Sr. Presidente. Mas que fique claro que acataria a decisão de V. Ex.ª, mesmo não concordando com ela,…
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Não foi esse o entendimento da direcção do seu grupo parlamentar.
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Tem de dizer isso ao Deputado Alberto Martins!
O Orador: — … como, aliás, me compete. E acataria, igualmente, a decisão do Plenário, se houvesse recurso e se este fosse em sentido contrário.
Sr. Presidente, compete-me referir apenas factos. O primeiro é este: no dia 16, foi apreciado, em sede de comissão, o relatório elaborado pelo Sr. Deputado Agostinho Lopes.
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Já sabemos!