O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | I Série - Número: 107 | 19 de Julho de 2007

Protestos do PS.

Relativamente à questão dos exames, que debatemos recentemente, torna-se por demais evidente que os exames têm de ser uma peça no meio de um processo de avaliação.

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Muito bem!

O Orador: — É fundamental que o sejam! O Partido Socialista e o Governo gostem de dizer que não querem exames mas, sempre que há um resultado de um exame com 0,1 valores acima do do ano passado, logo vêm publicitar esse resultado!

Vozes do PSD: — Exactamente!

Protestos do PS.

O Orador: — Não deixa de ser uma grande incoerência que vale a pena registar.
Respondendo à Sr.ª Deputada Paula Barros, não percebo qual é o seu espanto. Eu é que fiquei realmente espantado com as questões que me colocou, porque o facto de a Sr.ª Ministra ter estado no Parlamento há uma semana atrás (faz exactamente hoje oito dias) não significa que a política de educação tenha «fechado».
Bem pelo contrário! Desde logo, apesar de termos estado a debater estas questões com a Sr.ª Ministra durante quatro horas e meia,…

Vozes do PSD: — Nada! Zero!

O Orador: — … a maior parte das questões levantadas pelo PSD e por Deputados de outros partidos não foi respondida. As questões foram sendo «empurradas para debaixo do tapete», até um dia destes!…

Vozes do PSD: — É uma vergonha!

O Orador: — Para além disso, Sr.ª Deputada, o mundo não parou!

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Viu-se, no domingo passado!

O Orador: — Ao contrário do que a Sr.ª Deputada pretende afirmar, os erros continuaram nesta última semana.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Orador: — Referi-me, pois, a casos concretos que decorreram exactamente de há oito dias para cá! Só que, relativamente a isso, a Sr.ª Deputada não disse rigorosamente nada. É pena! Os erros nos exames são uma realidade preocupante e penso que o Partido Socialista devia reflectir sobre eles.

Vozes do PSD: — Claro!

O Orador: — Sabe porquê, Sr.ª Deputada? Porque há um ano atrás surgiu o mesmo problema.
Infelizmente, a situação é recorrente. E o que é que a Sr.ª Ministra disse acerca disto? Disse que ia fazer uma avaliação…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Vê-se!

O Orador: — … e que, depois, viria esclarecer por que é que os exames correram mal.

Vozes do PSD: — Por que é que foi?!…

O Orador: — A Sr.ª Deputada conhece os resultados dessa avaliação? Parece-me que mais ninguém conhece! Só se for a Sr.ª Deputada Paula Barros… Desde então, mais uma vez, numa táctica de «varrer o pó para debaixo do tapete»,…

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — É isso!

O Orador: — … o Ministério da Educação nunca mais falou no assunto. É por isso que aqui estamos hoje, Sr.ª Deputada. Há milhares e milhares de jovens que não têm culpa deste desnorte, há milhares e milhares de