O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 | I Série - Número: 023 | 10 de Dezembro de 2007

Risos do PSD.

O Sr. José Junqueiro (PS): — Trata-se do Projecto Galileu. Sr. Ministro, em primeira mão, V. Ex.ª está de parabéns por este êxito no Conselho Europeu!!

Aplausos do PS.

Uma segunda palavra para tranquilizar o Sr. Deputado Jorge Costa no que diz respeito à intervenção que aqui realizou. A verdade é que ele e o PSD colocaram em causa o nível de obra pública no País. Ora, nós poderíamos dizer, para tranquilidade do PSD, que os quilómetros contratados, durante estes anos, por este Governo do Partido Socialista são duas vezes e meia mais do que os contratados pelos governos do PSD e do CDS no seu conjunto.

Aplausos do PS.

O Sr. Jorge Costa (PSD): — Não é verdade!

O Sr. José Junqueiro (PS): — Quero dizer também ao Sr. Deputado Jorge Costa — e o Sr. Deputado tinha obrigação de vir aqui ser rigoroso e verdadeiro — que, em lançamento de quilómetros de concessão, os quilómetros lançados por este Governo são 6,8 vezes mais do que os que foram lançados pelos governos do PSD e do CDS no seu conjunto.

O Sr. Jorge Costa (PSD): — Não é verdade!

O Sr. José Junqueiro (PS): — Mas também, no que se refere ao lançamento de empreendimentos, o Sr. Deputado sabe que os empreendimentos lançados por este Governo são o dobro dos que foram lançados durante os governos do PSD e do CDS juntos.

O Sr. Jorge Costa (PSD): — Apenas 14 em 30 meses!

O Sr. José Junqueiro (PS): — Mas vai ouvir mais: também no que respeita à abertura ao tráfego de autoestradas, neste Governo foram abertas cerca de duas vezes mais do que aquilo que aconteceu nos vossos governos.
Portanto, a intervenção que V. Ex.ª aqui veio fazer deveria ter de a justificar, porque não é feita em nome da verdade, é feita em nome de uma publicidade enganosa. A oposição demonstra não ter sabido aprender com as lições do eleitorado aquilo que o eleitorado sabe distinguir, que é a verdade e quem trabalha.

Aplausos do PS.

O Sr. Rui Gomes da Silva (PSD): — Não lançaram 1 km de auto-estrada!» Diga lá um!

O Sr. José Junqueiro (PS): — E, por isso, Srs. Deputados, o verdadeiro problema da Estradas de Portugal não está no modelo de financiamento, está na crença que o PSD e a oposição têm de que este é o modelo credível, de que este modelo vai permitir fazer mais e melhor obra e mais depressa. E isso é uma coisa boa para o País, mas é uma coisa má para a oposição, porque esta não se sintoniza com os interesses do País.

Aplausos do PS.

O Sr. Pedro Pinto (PSD): — Nada disso!

O Sr. José Junqueiro (PS): — Uma outra nota: VV. Ex.as também se esqueceram de dizer aqui, quando falam até que o prazo de 75 anos é uma coisa inusitada, nas barragens. Então e as barragens? Não estão concessionadas por 75 anos? As pessoas não têm electricidade? O País não funciona? Sabem o que é? Há electricidade, mas os senhores continuam «às escuras» porque nada conseguem aprender nesta matéria de decisão e de política!!