14 | I Série - Número: 023 | 10 de Dezembro de 2007
Aplausos do PS.
Em matéria de SCUT, Srs. Deputados, antecipámos ao País janelas de oportunidades, para esta e para as gerações futuras.
Protestos do PSD.
E se em 1995 mais de 2000 portugueses morriam nas estradas de Portugal, a verdade é que hoje ela é menos de metade — e ainda é de mais — , essa sinistralidade é inferior a 900 mortos. E ainda é de mais!
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Quando é que reduziu mais? Têm feito zero!!
O Sr. José Junqueiro (PS): — E o que não consigo compreender é como é que o PSD, sabendo que esta antecipação combateu essa sinistralidade, aparece aqui com uma insensibilidade inexplicável aos olhos de todos os portugueses!»
Aplausos do PS.
Protestos do PSD e do CDS-PP.
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Estão a morrer pessoas por vossa causa!
O Sr. José Junqueiro (PS): — E queriam VV. Ex.as tambçm o pacto para as obras põblicas!» O pacto para as obras públicas é assim: o aeroporto de Beja abrirá em 2008. VV. Ex.as, durante mais de três anos, tiveram-no fechado, não fizeram obras e não decidiram.
Depois, fala-se no TGV. Queriam um pacto para as obras públicas mas VV. Ex.as chegaram ao final de 2007 e, mesmo com a mudança de liderança, ainda não decidiram se querem TGV, se não querem TGV, se é megalómano, seja lá o que for!»
O Sr. Pedro Pinto (PSD): — O que não queremos é outra SCUT!
O Sr. José Junqueiro (PS): — Isto quer dizer que qualquer pacto do PS que não fosse com o eleitorado mas, sim, com o PSD não era um pacto para avançar, era um pacto para empatar, como os senhores empataram durante três anos, enquanto estiveram no governo!
Aplausos do PS.
E aquilo que se faz nesta intervenção do PSD é tentar focalizar na árvore e não ver a floresta. E «não ver a floresta» significava não reparar exactamente nisto que estamos a referir, ou seja, nas obras nos aeroportos, no Aeroporto de Beja e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Sr. Deputado Jorge Costa, que o senhor deixou com cerca de 80 milhões de euros para pagar e que este Governo, evitando essa despesa, pôs a funcionar!! Isso deveria fazê-lo reflectir:»
Aplausos do PS.
» numa Rede Nacional de Plataformas Logísticas, num gabinete que encontraram e que os senhores sufocaram. E durante três anos não conseguiram fazer avançar a Rede Nacional de Plataformas Logísticas. O Governo está a concretizar e isso deveria, no meu entender, recomendar ao PSD alguma moderação mas, sobretudo, a verdade a que os eleitores têm direito.
O Sr. Presidente (António Filipe): — Tem de concluir, Sr. Deputado.