19 | I Série - Número: 023 | 10 de Dezembro de 2007
O Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações: — Os Srs. Deputados do PSD e do CDS-PP sabem perfeitamente que muitas destas obras que referi e que acabámos, foram deixadas pelo vosso governo»
O Sr. Jorge Costa (PSD): — Exactamente! Deixámos as obras para vocês inaugurarem!
O Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações: — Compreendo a vossa frustração! Se eu tivesse estado no vosso governo teria essa frustração: os senhores tiveram três anos em que não conseguiram realizar obra! Deixaram o metro do Porto por acabar; deixaram a concessão da grande Lisboa por lançar; deixaram a CRIL parada; deixaram o eixo Norte/Sul parado, deixaram o alargamento do IC19 parado»
O Sr. Miguel Coelho (PS): — Bem lembrado!
Protestos do Deputado do CDS-PP Nuno Magalhães.
O Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações: — Srs. Deputados, eu sei que isso vos incomoda, mas o Sr. Deputado não tem outra coisa para fazer: a única coisa que lhe resta é ir assistir quando a obra abrir» — ah, já foi lá, se não poderia ter ido quando foi inaugurado o eixo Norte/Sul — e utilizar as estradas. O que o povo português quer, o que os portugueses querem, o que a actividade económica quer é que o País seja «infra-estruturado» e que os problemas se resolvam, não é que encalhem!!
O Sr. Bruno Dias (PCP): — Mas não a qualquer preço, Sr. Ministro!
O Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações: — Não, Srs. Deputados, a CRIL é uma obra da maior importância para as populações da área da grande Lisboa, pois o que a sua população quer é a CRIL construída e quer também a solução que foi consensualizada com os autarcas dos vários partidos daquela zona.
É isso que o Governo vai fazer, Sr.ª Deputada Helena Pinto, respeitando a lei e as boas técnicas de construção. A Sr.ª Deputada acha que não tem vários caminhos para resolver esse problema, mas é assim que vamos fazer, porque é assim que está bem e é assim que está de acordo com a lei.
Protestos do BE.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E pronto, é assim!
O Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações: — O Sr. Deputado Abel Baptista resolveu, também, desenterrar outra velharia, já sabe qual é a verdade, mas gosta disto. O Sr. Deputado sabe perfeitamente que eu nunca disse que na margem sul jamais! O Sr. Deputado sabe que eu não disse»
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — E tambçm não falou no deserto»?
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Se calhar, fui eu que disse!
O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — Não disse?!
O Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações: — O Sr. Deputado sabe! Sabe!» Sabe!» Sabe!» Sabe!» Sabe! Pode repetir isso até à exaustão, mas sabe»! Mas verdade é esta: quem está a desenvolver o projecto da alta velocidade e do aeroporto, que os senhores deixaram encalhado durante três anos»
Protestos do PSD e do CDS-PP.
Na altura, o Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, na qualidade de Primeiro-Ministro, assinou com o Primeiro-Ministro espanhol as linhas da rede de alta velocidade com datas e prazos»